EFICÁCIA DA COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS SOBRE A PRODUÇÃO DE ALFACE (Lactuca sativa var. Crispa)
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia da compostagem e chorume de resíduos orgânicos sobre a produção de alface crispa (Lactuca sativa var. Crispa). Foram elaborados três tratamentos, o primeiro tratamento consistiu em uma mistura de terra orgânica e irrigação com chorume diluído em água comum, o segundo tratamento consistiu na elaboração das culturas com o composto maturado, resultado da compostagem e o terceiro tratamento consistiu em uma testemunha padrão, com esterco misturado com terra orgânica. Foram realizadas quatro avaliações, a primeira delas após o transplantio e aos 12, 24 e 36 dias após o tratamento (DAT), respectivamente. O experimento foi realizado no delineamento experimental inteiramente casualizados, com três tratamentos e três repetições. Para as condições em que foi realizado o experimento, o número de folhas, a altura e o peso da matéria seca das plantas de alface não sofreram influência com o tipo de tratamento; o tratamento com compostagem em comparação ao tratamento padrão oferece melhores condições de disponibilidade de nutrientes e água para a cultura, assim possibilitando um crescimento mais acelerado e o tratamento irrigado com chorume sem outros componentes, não foi efetivo no desenvolvimento das plantas de alface.Referências
IBGE. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.
LELIS, M.P.N., PEREIRA NETO, J.T. Usinas de reciclagem de lixo: porque não funcionam. In: 21º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, João Pessoa: ABES; p. 1-9, 2001.
MMA - MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Compostagem doméstica, comunitária e institucional de resíduos orgânicos: manual de orientação, Brasília-DF, 2017.
MMA - MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Manual para implantação de compostagem e de coleta seletiva no âmbito de consórcios públicos. Brasília- DF, 2010.
TEIXEIRA, R.F.F. Compostagem. In: HAMMES, V.S. (Org.) Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2002, v.5, p.120-123.
VASCONCELOS, Y. O Melhor do Lixo. PESQUISA FAPESP 2003; set: 78-81. 2003.