EFEITO DO STIMULATE® NO PEGAMENTO, NÚMERO E DIÂMETRO DE FRUTOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA LARANJEIRA 'PÊRA RIO' (Citrus sinensis L. Osbeck)

Francisco José Domingues Neto, Francisco Kido Yoshimi, Raquel Doratiotto Garcia, Yukio Ricardo Miyamoto, Marcio Christian Serpa Domingues

Resumo


As espécies de citros produzem elevado número de flores, sendo que após a polinizaçào e queda das pétalas, os frutinhos também caem. O uso de produtos visando provocar alterações morfológicas e fisiológicas em citros tem sido pouco utilizado. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de Stimulate'® no pegamento, número e tamanho de frutos durante o desenvolvimento da laranjeira 'pêra rio'. O experimento foi realizado a campo, em Duartina/SP, utilizando plantas de Citrus sinensis variedade 'pêra rio' com quatro anos de idade. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados com cinco tratamentos e dez repetições, os tratamentos consistiram de diferentes concentrações de Stimulate (0; 0,25; 0,50; 0,75 e 1,0 L 2000 L-1), aplicado via foliar. Foi avaliado o número de flores e botões florais (para estimar o pegamento de frutos), bem como o número e diâmetro dos frutos durante seu desenvolvimento. Observou-se que a aplicação de Stimulate (0,75L 2000L-1) proporcionou melhores resultados para o pegamento de frutos, na ordem de 47%. Para as características de número e diâmetro dos frutos, esse regulador vegetal não proporcionou efeitos significativos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.