GESTÃO DOCUMENTAL E O INFOMAPPING: APROXIMAÇÃO ENTRE A AVALIAÇÃO DOCUMENTAL E A DETERMINAÇÃO DE CUSTOS E ATRIBUIÇÃO DE VALORES DA INFORMAÇÃO

Maria Fabiana Izídio de Almeida, Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano

Resumo


A contínua mudança no cenário empresarial em busca de competitividade no mercado exige das empresas transformações. Metodologias de mapeamento informacional são exploradas pelos arquivistas, haja vista o objetivo comum de gerenciar a informação. Destaca-se a metodologia infomapping, desenvolvida nos Anos 1980 por Burk e Horton, que busca mapear as informações e identificar as que são relevantes às empresas.. Diante deste cenário, define-se como questão problema: qual a principal contribuição da aplicação da segunda etapa da metodologia infomapping ao processo de avaliação de documentos? O objetivo geral consiste em analisar a etapa determinação de custos e atribuição de valores da metodologia infomapping, buscando contribuições ao processo de avaliação de documentos. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, tendo em vista o objetivo de analisar a etapa determinação de custos e atribuição de valores da metodologia infomapping buscando contribuições à avaliação de documentos, consequentemente à Arquivologia e a Ciência da Informação. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de natureza exploratória e descritiva. Como resultado aponta-se que a principal contribuição desta etapa da metodologia infomapping na avaliação de documentos é o direcionamento da Comissão de Avaliação de Documentos para uma reflexão com criticidade ao definir prazos de guarda dos documentos.


Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDES, I.P. Como avaliar documentos de arquivo. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 1998.

BRASIL. Lei 8.159, de 08 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

BURK, C.; HORTON F. W. J. Infomap: a complete guide to discovering corporate information resources. New Jersey: Prentice Hall, 1988.

INDOLFO, A.C. Gestão de Documentos: uma renovação epistemológica no universo da Arquivologia. In: Arquivistica.net. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p. 28-60, jul./ dez. 2007. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/brapci/_repositorio/2011/06/pdf_59336b505e_0003553.pdf. Acesso em: 24 out. 2016.

LOPES, L.C. A gestão da informação: as organizações, os arquivos e a informática aplicada. Rio de Janeiro, 1997.

MEDEIROS, N. L; AMARAL, M. G. A representação do ciclo vital dos documentos: uma discussão sob a ótica da gestão de documentos. In: Revista Em Questão, v.16, n.2, p. 297-310. Jul/dez: Porto Alegre, 2010.

MOREIRA, J.V.T ; NUNES, M.G. A gestão da informação em uma instituição de ensino superior: registros acadêmicos em foco. In: Revista Gestão e Planejamento Salvador. Vol.10, n.º 2, p. 248-261, jul./dez. 2009.

PAZIN, M. Arquivos de organizações privadas: funções administrativas e tipos documentais. Associação dos Arquivistas de São Paulo – São Paulo: ARQ-SP, 2012.

PONJUÁN DANTE, G. Gestión de información en las organizaciones: principios, conceptos y aplicaciones. Centro de Capacitación en Información: Chile, 1998.

VALENTIM, M. L. P.; CARVALHO, E. L.; WOIDA, L. M; CASSIANO, E. L. Gestão da informação utilizando a metodologia infomapping. In: Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n.1, p. 184 – 198, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362008000100012. Acesso em: 07 mai. 2012.

VALENTIM, M. L. P. (Org.). Ambientes e fluxos de informação. In: Ambientes e

fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.