PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS: ANÁLISE DOS EVENTOS ENANPAD E SOBER NO INÍCIO DOS ANOS 2000

Autores

  • Deysiane Dias Rodrigues
  • João Guilherme de Camargo Ferraz Machado

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção acadêmica brasileira sobre o tema comportamento do consumidor de produtos orgânicos, a partir de um levantamento bibliográfico da produção científica nacional nos anais dos congressos científicos EnANPAD e SOBER, entre os anos de 2000 e 2008, de forma a contribuir com os estudos sobre a temática. A amostra foi intencional, sendo selecionados apenas artigos relacionados ao tema apresentados nos dois eventos. A escolha destes eventos justifica-se pela importância dos mesmos para o desenvolvimento científico brasileiro nas áreas da administração e do agronegócio. Além disso, considerou-se o acesso aos anais dos eventos para a definição dos mesmos. Pode-se dizer que a produção acadêmica acerca do tema comportamento do consumidor de produtos orgânicos no período foi escassa. A análise dos artigos do EnANPAD e da SOBER apontaram que, de um modo geral, os pesquisadores destacam as dificuldades dos consumidores em perceber os benefícios que podem ser gerados a partir do consumo de produtos orgânicos. Essa dificuldade, em grande parte, é relacionada a problemas na comunicação das informações dos consumidores. Sugere-se que novos estudos sejam conduzidos para verificar a evolução do tema mais recentemente.

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Publicado

2021-07-01