LITERATURA INFANTIL: PEDAGOGISMO E ESTEREÓTIPOS

Aldora Maia Veríssimo

Resumo


Este trabalho apresenta algumas considerações a respeito do trabalho com o texto literário, focando - se as séries iniciais do Ensino Fundamental bem como a pré-escola. A preocupação se restringe ao fato de que algumas obras indicadas para essa faixa escolar pecam pelo excesso de estereótipos e lições pedagógicas, o que se constitui em empobrecimento do texto, enquanto literatura, com significativas perdas para o aluno, leitor em formação. Valeu-se para esse estudo, de uma pesquisa bibliográfica, em que se destacam os estudos de Zilberman, Lajolo, Trevizan, Perrotti e Arroyo; enfoca-se a trajetória da sociedade e seu conceito de família e criança e também da evolução da Literatura infantil desde o período em que primava pelas traduções de textos estrangeiros até o advento dos textos nacionais, a partir de Lobato. O recorte voltado para a pré-escola e séries iniciais é exemplificado com algumas obras do repertório comumente utilizado nas escolas públicas e/ou particulares.


Referências


ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1968.

COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil. São Paulo: Quíron, 1987.

ECO, Umberto. Leitura do texto literário: Lector in fábula. Tradução de Mário Brito. Lisboa: Editorial Presença, 1979.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1988.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 1986.

MACHADO, Ana Maria. Contracorrente: conversas sobre política e leitura. São Paulo: Ática, 1999.

__________. Ana Maria. História meio ao contrário. São Paulo: Ática, 1979.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1985.

NUNES, Lygia Bojunga. Os colegas. São Paulo: Ática, 1972.

____________________. Angélica. São Paulo: Ática, 1975.

____________________. O sofá estampado. São Paulo: Ática, 1980.

OLIVEIRA FILHO, Odil José. Necessidade de fantasia. Assis: Unesp,1998, p. 259-64.

PERROTTI, Edmir. O Texto Sedutor na Literatura Brasileira. São Paulo: Ícone, 1986.

ROCHA, Ruth. O reizinho mandão. São Paulo: Pioneira, 1978.

SANTOS, Joel Rufino. Uma estranha aventura em Talalai. São Paulo: Pioneira, 1978.

TREVIZAN, Zizi. As malhas do texto: escola, literatura, cinema. São Paulo: Clíper, 2000a.

__________. Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte e Cultura - UNIP, 1995.

VILA NOVA, Sebastião. Introdução à sociologia. São Paulo: Atlas, 1999.

ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Literatura infantil brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 1985.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.