UMA LEITURA DO TEXTO DE ADORNO: “EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ”

Autores

  • Antônio Reis Lopes MELLO UNIMAR

Palavras-chave:

Violência, repressão, educação, nazismo, barbárie, Auschwitz, campos de concentração, modernidade, subjetividade, razão moderna, racionalismo

Resumo

A descoberta da razão moderna significou, no seu surgimento, a possibilidade de expandir todo conhecimento, revelar todos os mistérios. Mas, constatam pensadores contemporâneos que a subjetividade contém elementos além da objetividade científica. Afirmam que a busca da razão, significou, na sua origem mais remota, o desejo de destruir o medo. Suprimi-lo era condição para fugir da barbárie que ameaçava a sociedade. A descoberta do inconsciente pode explicar muitas situações de horror, que persistem ainda hoje. Neste sentido, este artigo considera a educação como um elemento, ainda importante, para a reflexão e consciência de vários aspectos implícitos no sujeito, que se manifestam desordenadamente na vida social produzindo violência.

Biografia do Autor

  • Antônio Reis Lopes MELLO, UNIMAR

    Professor de Filosofia do Departamento de Estudos Sociais da UNIMAR – Universidade de Marília – Maríia, SP. Mestre em Educação pela UNESP – Campus de Marília – SP – Brasil.

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