O MUNDO DA ESCRITA E SUA CONCEPÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA

Sônia Maria Coelho MÓRE

Resumo


Este artigo trata dos processos mentais superiores descobertos por Vygotsky e colaboradores, evidenciando a superioridade dos atos humanos no reino animal. Destaca a compreensão da linguagem escrita, inicialmente tida como elo mediador entre a fala e a escrita e como a fala desaparece no momento em que a criança assume a escrita como um processo discursivo. Assim, na presença do outro, ela sente a necessidade de produzir uma escrita compreensível a todos, o que ocorre por meio do processo da internalização, onde a atividade mediada transforma-se em intrapsicológica, originando-se a atividade voluntária. Aponta-se os motivos que levam uma criança a escrever e analisa-se a evolução desse processo, passando do rabisco ao desenho e deste até a escrita, numa situação eminentemente histórico-social. O professor é delineado como “tutor” indispensável no processo de educação escolar, atuando na chamada “zona de desenvolvimento próximo”.


Palavras-chave


Alfabetização (conceitos); processos mentais superiores; Psicologia Histórico-Social; processo de internalização; atividade intrapsicológica; aquisição da escrita; tutoria; educação escolar; zona de desenvolvimento próximo

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