A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

Autores

  • Myrian Lúcia Ruiz CASTILHO UNIMAR

Palavras-chave:

profissão docente, formação continuada, aprendizagem, qualidade educacional.

Resumo

Neste texto, procuro tratar de um tema importante que surge com a mudança radical das estruturas científicas, sociais e educativas nos dias atuais. Alguns aspectos sobre a profissão docente, entre elas a discussão da formação permanente de professores, que deveria ser vista como um requisito fundamental para as transformações que se fazem necessárias na educação, além de considerar que a formação do professor precisa ser intencional e possibilitar o desenvolvimento do professor como pessoa, como profissional e como cidadão. Outro item que merece ser discutido é que a formação deve passar pela criação de espaços de reflexão e participação. Sendo assim, a formação profissional do professor é processo contínuo e permanente de desenvolvimento. Ser profissional implica ser capaz de aprender sempre.

Biografia do Autor

  • Myrian Lúcia Ruiz CASTILHO, UNIMAR

    Mestre em Educação pela UNESP, Marília, SP – Brasil. Professora de Sociologia para o Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Humanas e Didática da Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo da UNIMAR, Marília, SP – Brasil.

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