AVALIAÇÃO: DA PRÁTICA DE EXCLUSÃO PARA A PROPOSTA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Walkíria Rodrigues Duarte BRANCALHÃO UNESP

Palavras-chave:

avaliação educacional, mercado, exclusão escolar, adolescente infrator

Resumo

Este artigo discute sobre o papel da avaliação educacional ante um mundo permeado pelas desigualdades sociais, onde o ser humano se mostra manipulável aos interesses do mercado. Traz uma reflexão sobre possíveis interações do processo de avaliação com a exclusÑo escolar do adolescente autor de atos infracionais.

Biografia do Autor

  • Walkíria Rodrigues Duarte BRANCALHÃO, UNESP

    Assistente Social, Especialista em Gestão da Política de Seguridade Social. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP – Marília/SP – Brasil.

Referências

ABRECHT, Roland. Em que consiste a Avaliação Formativa? In: A Avaliação Formativa. Rio Tinto (Portugal): Edições Asa, 1994.

AFONSO, Almerindo Janela. Avalia¡Ño Educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2000.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A Filosofia da Educação Centrada no Aluno. In: MARTINS, J. & Bicudo, M.A.V. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educa¡Ño. São Paulo: Moraes, 1.983.

BRANCALHÃO, W.R.D. & MARTINI, A.L.R. O adolescente em conflito com a lei e o ECA: A distância entre o pressuposto legal e sua concretização. P.Pte: ITE/INBRAP, 2000. Artigo (Especialização: Gestão da Política Pública de Seguridade Social).

BUFA, E. & NOSELLA, P. A Educa¡Ño Negada: introdu¡Ño ao estudo da educa¡Ño brasileira contempor nea. São Paulo: Cortez, 1997.

CHAUÍ, Marilena de Sousa. O que é ser educador hoje? Da arte à ciência: a morte do educador. In: BRANDÃO, C.R. (org). O Educador: vida e morte. 5.ed. Rio de Janeiro: Gral, 1.984.

ESTEVÃO, Carlos Alberto Vilar. Justi¡a e Educa¡Ño: a justi¡a plural e a igualdade complexa na escola. São Paulo: Cortez, 2001.

Folha de S. Paulo – Caderno 2 – 31 de Outubro de 1.999.

GENTILLI, Pablo & FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). A cidadania Negada: polÃticas de exclusÑo na educa¡Ño e no trabalho. São Paulo: Cortez, 2001.

Jornal Di rio de MarÃlia - 04 de Junho de 2000.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Verificação ou Avaliação: O Que Pratica a Escola? In: A Constru¡Ño do Projeto de Ensino e a Avalia¡Ño. São Paulo: FDE, 1.990.

MELLO, Guiomar Namo de. Cidadania e Competitividade: desafios educacionais do terceiro milÕnio. São Paulo: Cortez, 2000.

PERRENOUD, Fhilippe. Pedagogia Diferenciada: das inten¡ıes á a¡Ño. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SAWAIA, Bader (org). As Artimanhas da ExclusÑo Ò An lise psicossocial e »tica da desigualdade social. Petrópolis: Editora Vozes, 1.999.

TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Liberdade Assistida Ò Uma polÕmica em aberto. São Paulo: IEE/PUC/SP, 1.994.

VOLPI, Mário. O adolescente e o ato infracional. São Paulo: Cortez, 1.999.

WEBER, Lídia Natália Dobrianskyj. B.F. Skinner: Um homem al»m do seu tempo. Documenta CRP-08. Ano II, no3 –mai/ago 1.992.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Nacionais