REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSOR-ALUNO

Autores

  • Débora COIMBRA Universidade Federal do Amazonas.
  • Jeusius Gomes COUTINHO Centro Universitário Luterano de Manaus – Universidade Luterana do Brasil – Manaus – AM.
  • Jussara Gonçalves LUMMERTZ Centro Universitário Luterano de Manaus – Universidade Luterana do Brasil – Manaus – AM.
  • Terezinha Corrêa LINDINO Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente.

Palavras-chave:

relação professor-alun, , procedimentos de ensino, interação verbal, construtivismo.

Resumo

Este trabalho levantou elementos relevantes para a análise no contexto escolar das possíveis relações entre as dificuldades de aprendizagem e os procedimentos de ensino adotados pelos professores. Desse modo, analisamos as características da interação verbal enquanto estratégia de ensino, tendo em vista os modelos tradicional e construtivista, sua ocorrência em sala de aula e as suas influências no processo de ensino/ aprendizagem. Procurou-se também, através do registro das atividades rotineiras de ensino de dois professores de uma classe com trinta e cinco alunos da primeira série do Ensino Médio, identificar e classificar interações verbais e as relações interpessoais e afetivas em sala de aula. Foram registradas também as atividades de um terceiro professor, cuja prática foi classificada como diferenciada, sendo considerada próxima ao modelo idealizado neste trabalho.

Biografia do Autor

  • Débora COIMBRA, Universidade Federal do Amazonas.

     Doutora em Física e professora do Departamento de Física/ICE – Universidade Federal do Amazonas – Manaus – AM.

  • Jeusius Gomes COUTINHO, Centro Universitário Luterano de Manaus – Universidade Luterana do Brasil – Manaus – AM.

    Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinariedade e professor do Centro Universitário Luterano de Manaus – Universidade Luterana do Brasil – Manaus – AM. 

  • Jussara Gonçalves LUMMERTZ, Centro Universitário Luterano de Manaus – Universidade Luterana do Brasil – Manaus – AM.

    Doutora em Educação e professora do Centro Universitário Luterano de Manaus – Universidade Luterana do Brasil – Manaus – AM.

  • Terezinha Corrêa LINDINO, Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente.
    Professora da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente, Doutoranda em Educação pela Unesp-Marília.

Referências

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PEREZ, Daniel. Forma¡Ño de Professores de CiÕncias: TendÕncias e Inova¡ıes. 6a. ed., São Paulo: Cortez, 2001.

FERNANDEZ, Alicia. Psicopedagogia em Psicodrama: Morando no Brincar. Petrópolis: Vozes, 2001.

GARRIDO, Elsa. “Analisando a interação verbal professor-alunos segundo categorias baseadas no Modelo de Mudança Conceitual”. Em: Forma¡Ño de Professores: um Desafio. Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 1996.

PATTO, Maria Helena Souza. Introdu¡Ño á Psicologia Escolar. 3a. ed.. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia Diferenciada: das inten¡ıes á a¡Ño. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

ZABALA, Antoni. A pr tica Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Nacionais