UMA ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DESEJÁVEIS NAS ORGANIZAÇÕES DO 3o MILÊNIO

Maria Thereza GONÇALVES

Resumo


A crescente massificação das pessoas, decorrente do progresso tecnológico e científico no contexto das organizações, gera dificuldades de comunicação e de relacionamento interpessoal em todos os níveis hierárquicos, principalmente no nível gerencial. Com base nesse contexto, este artigo analisa as competências gerenciais desejáveis nas organizações do 3o Milênio, segundo pesquisas realizadas por empresas de consultoria empresarial conceituadas como Coopers Lybrandt. O perfil do novo gerente requer competências técnicas e interacionais, isto é, competências importantes no gerenciamento de pessoas, assim como o desenvolvimento da liderança. Sendo a liderança a forma como o poder é utilizado no processo de influenciar as ações dos outros, segundo Krauz (1991), analisaram-se as formas de poder e a sua utilização como uma das competências básicas interacionais, aquela que chamamos de competência interpessoal.


Palavras-chave


Desenvolvimento Gerencial; Competências Gerenciais; Competência Técnica; Competência Interpessoal

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