GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO DEBATE: DESEMPENHO/COMPETÊNCIA/COMPETITIVIDADE

Samuel Correia SANTOS, Maria do Socorro TAURINO

Resumo


Este artigo mostra que o fenômeno globalização levou as organizações a reavaliarem suas estruturas para manterem sua fatia no mercado. Preocupar-se apenas com o preço de custo e o de venda tornou- se coisa do passado. É necessário que o produto ou serviço tenha qualidade para sobreviver à concorrência. Benchmarking tornou-se importante para ser o melhor entre os melhores. Todos esses fatores implicam diretamente ter pessoas qualificadas para se atingir bons desempenhos, gerar competências e garantir a competitividade. Recurso humano capaz resulta em um bom desempenho, a competência garante a competitividade. A gestão de recursos humanos na formação de competências ganha um novo espaço, para garantir a sobrevivência das organizações ameaçadas pela concorrência.


Palavras-chave


gestão de recursos humanos; competência; desempenho; competitividade

Texto completo:

PDF

Referências


AAKER, D. A. Administra¡Ño estrat»gica de mercado. Trad. Martin Albert Haag e Paulo Ricardo Meira. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de Competências e Gestão de Desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? São Paulo: RAE Ò Revista de Administra¡Ño de Empresas. Jan./ Mar. 2002, p. 8-15.

BOWDITCH, J. L.; BUONO, A.F. Elementos de comportamento organizacional; tradução de José Henrique Lamendorf. São Paulo: Pioneira, 1992.

CAUDRON, SHARI. O que motiva os empregados. HSM Management 1 Março/Abril 1997. p. 82-86

D’AVENI, RICHARD A., Hipercompeti¡Ño: estratégias para dominar a dinâmica do mercado; tradução Bazán Tecnologia e Linguística. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

DICIONÁRIO ELETRÔNICO AURÉLIO – V.1.4 – Produto da editora Nova Fronteira baseado no Novo Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Editores: Carlos Augusto Lacerda e Paulo Geiger. Dez 1994.

DUTRA, J. S. GestÑo por competÕncias: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Gente, 2001.

HAMEL, G.; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã; tradução de Outras Palavras. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

ISAMBERT-JAMATI, V. O apelo à noção de competência na revista L ́Orientation Scolaire et Profissionelle. In: ROPÉ, F., TANGUY, L. (Orgs). Saberes e competencies: o uso de tais no¡ıes na escola e na empresa. Campinas: Papirus, 1997. p. 103-133.

LEVY, ALBERTO R. Competitividade organizacional; tradução Adolpho Carlos von Randow-Me; revisão técnica Idalberto Chiavento. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1992.

MCGREGOR, Douglas. 1906 – O lado humano da empresa. trad. Margarida Maria C. Oliva. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

MOURA E SILVA, Zilá A. P. Competências e Habilidades: debatendo o tema. Suplemento Pedag¤gico APASE. Ano II – no 08. Out 2002, p. 1-8.

PORTER, M. E., 1947. Estrat»gia competitiva: técnicas para analise de industrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.

_______. Os caminhos da lucratividade – Como implementar uma verdadeira vantagem competitiva. HSM Management 1 Março – Abril 1997. p. 88-94

PRAHALAD. C. K., HAMEL. G. The core competence of the corporation. Havard Business Review, V.68, n. 3, p.79-91, May/June 1990.

SALIBI NETO, JOSÉ. Admirável mundo do conhecimento. Entrevista exclusiva de Peter Drucker. HSM Management 1 Março, Abril 1997. p. 64-68

SENGE, P. M. A Quinta disciplina – Arte e prática da organização que aprende. São Paulo : Best Seller, 1998

SILVA, Otto Marques da. Uma questÑo de competÕncia. São Paulo: Memmon, 1993.

SPARROW, P. R., BOGNANNO, M. Competency requirement forecasting: issues for international selection and assessment, In: MABEY, C., ILES, P. (Orgs.). Managing learning. London : Routledge, 1994. p. 57-69

STEWART, Thomas A. Capital intellectual. trad. de Ana Beatriz Rodrigues, Priscila Martins Celeste. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TAYLOR, S., BEECHLER, S., NAPIER, N. Toward an integrative model of strategic internacional human resource management. The academy of Management Review, v. 21. n. 4, p. 959-985, Oct. 1996.

TERRA, J. C. C. GestÑo do conhecimento: o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2001.

VIANNA, M. A. F. A era da competÕncia: estratégias e táticas para a administração de empresas em época de instabilidade. São Paulo: IOB, 1984.

ZAIRI, M.; LEONARD, P. Benchmarking pr tico: o guia completo. trad. Maria Teresa Corrêa de Oliveira. São Paulo: Atlas, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.