JOGOS DE SIMULAÇÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING: UMA ANÁLISE DE SEU USO COMO FERRAMENTA ANDRAGÓGICA NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Miguel Angelo HEMZO Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

estratégia, marketing, jogos, andragogia

Resumo

O ambiente de mudanças de hoje tem levado os educadores a buscarem ferramentas de ensino mais participativas, criativas e vivenciais, como os jogos de empresas. Este estudo levanta, junto aos participantes de um curso que usou esta ferramenta, sua avaliação da experiência final, comparativamente a proposições identificadas na revisão bibliográfica. Para eles, de modo geral, o jogo estimulou as habilidades técnicas estabelecidas como objetivos de ensino da disciplina, como a habilidade decisória de marketing e estratégia com base em informações, com perspectivas balanceadas de curto e longo prazo. Já habilidades relativas a trabalho e relacionamento em grupo receberam avaliação indiferente, sugerindo que o papel do professor continua sendo importante na utilização adequada e planejada destas ferramentas para melhor aproveitar seu grande potencial. Os resultados também sugerem que equipes transdisciplinares poderiam aumentar a produtividade do uso desta ferramenta.

Biografia do Autor

  • Miguel Angelo HEMZO, Universidade de São Paulo

    Professor Doutor do curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP, Professor Credenciado do Programa de Pós- Graduação em Administração, cursos de Mestrado e Doutorado, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP, cursando o Master em Tecnologia de Educação - MTE/FAAP.

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