EDUCAÇÃO SUPERIOR EMERGENTE CONSTRUINDO CIDADANIA

Marília Vilardi MAZETO

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir, com base na Declaração Mundial de Ensino Superior, sobre a educação tradicional que teve características multifacetadas, adaptando-se às exigências históricas ao longo do tempo, criando um universo exclusivamente pedagógico separado da vida, uma retalhação da visão de totalidade. A Declaração Mundial de Ensino Superior propõe uma educação baseada em valores, com a transformação para uma pedagogia baseada em princípios, que alicercem o processo de construção do sujeito, interagindo com o objeto, levando-o a uma consciência crítica da real situação do mundo, isto é, uma pedagogia social e prática que construa cidadania.


Palavras-chave


educação superior; pedagogia; valores e cidadania

Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, Maria Lúcia Arruda de. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2001.

BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. São Paulo: Cortez, 1999.

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB Fácil. 3a ed.Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

FORQUIM, Jean Claude. Escola e Cultura. Porto Alegre: Artes Médicas,1984. MORIN, Edgar. Os Setes Saberes necessários à Educação do Futuro. 8a ed.

São Paulo: Cortez, 2003.

PEREIRA, Iêda Lúcia, HANNAS, Maria Lúcia. Educação com consciência: fundamentos para uma nova abordagem pedagógica. São Paulo: Gente, 2000.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TYLER, Ralph. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1973.

UNESCO, Conferência Mundial sobre Educação Superior: Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Tradução Amós Nascimento. Piracicaba: UNIMEP, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.