EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO SOCIAL: PROJETO COMUNITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA – CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NO BAIRRO CHICO MENDES

Márcia Oliveira ALVES

Resumo



Este artigo trata da apresentação de resultados do projeto de intervenção comunitária realizado junto ao curso de Serviço Social, no segundo semestre de 2004. O projeto buscou trabalhar questões teóricas sobre o desenvolvimento de comunidades, apresentação de pesquisa da realidade do bairro e intervenção iniciada e em discussão como forma de intervenção social.

Palavras-chave


desenvolvimento de comunidade; intervenção social; cidadania; inclusão social

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, Suely Gomes. Sociedade Salarial: contribuições de Robert Castel e

o caso brasileiro. Serviço social e Sociedade, ano XVIII, no 63, julho, 2000. SOUZA, M. L. Desenvolvimento de comunidade e Participação. São Paulo.

Cortez, 1991.

AMMANN, S. B. Ideologia do Desenvolvimento de Comunidade no Brasil. 9 ed. São Paulo. Cortez, 1997.

DOWBOR, Ladislau, A Reprodução Social. Vozes: Petrópolis, 1998.

RIBEIRO, A. C.T. Leitura dos Movimentos: conjuntura, ação e poder. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, Ano II, n] 4 – julho a dezembro de 2001.

LESSA, S. contra-revolução, trabalho e classes sociais. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, Ano II, n] 4 – julho a dezembro de 2001.

BENEVIDES, Maria Vitória de Mesquita – A Cidadania e direitos Humanos, in Cadernos de Pesquisa. Carlos Chagas, no 104, Julho de 1998. http:// www.dowbor@ladislau


Apontamentos

  • Não há apontamentos.