CRÔNICA: UMA CRÍTICA VELADA

Fernando Moreno da SILVA

Resumo


O crônica, embora aparente despropósito, tem grande poder de crítica. Para a consecução de um texto leve e descontraído, ela se utiliza do efeito do riso. Dessa forma, partindo do pressuposto de que o riso do qual a crônica se vale para o tom lúdico é capaz de amenizar as tensões e derrubar tabus, o presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre um estudo desse gênero textual. Tomar-se-á, como objeto de análise, a crônica “Lar desfeito”, de Luís Fernando Veríssimo.


Palavras-chave


crônica; riso; crítica

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Artur. Teatro a vapor. Organização, introdução e notas de Gerald M. Moser. São Paulo: Cultrix / INL - MEC, 1977.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 3. ed. São Paulo: Ática, 1997.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

CANDIDO, Antonio et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

___. A vida ao rés-do-chão. In.: ANDRADE, Carlos Drummond de et al. Para gostar de ler: crônicas. São Paulo: Ática, 1979-80.

MARCHEZAN, Renata Maria Facuri Coelho. A gramática fugaz: articulações de sentido na crônica brasileira contemporânea. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação da Universidade Estadual Paulista. Araraquara, 1989.

MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. Tradução Maria Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

PAES, José Paulo. Um por todos: poesia reunida. São Paulo: Brasiliense, 1986.

PALADAS [de] Alexandria. Epigramas. Seleção, tradução, introdução e notas de José Paulo Paes. 2. ed. São Paulo: Nova Alexandria, 1993. 83 p.

PIRANDELLO, Luigi.O humorismo. São Paulo: Experimento, 1996. POMPÉIA, Raul. O Ateneu: crônicas de saudades. São Paulo: Cultrix; Brasília:

INL, 1976.

PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992.

SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 1985. (Série princípios)

VERÍSSIMO, Luís Fernando. As mentiras que os homens contam. São Paulo: Objetiva, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.