O TRABALHO DE CURSO: DESENVOLVIMENTO DOCENTE E DISCENTE NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

Claudia Pereira de Pádua SABIA, Marisa ROSSINHOLI

Resumo


O Ensino de Administração no Brasil tem passado por um elevado crescimento de cursos e alunos nas últimas décadas, apresentando uma série de mudanças nas suas diretrizes. Atualmente, conforme o parecer CNE 23/2005 e resolução CNS/CNE 1/2004, o trabalho de curso, tendo como uma das opções a Monografia, apresenta-se como opcional, mas o mesmo é incorporado na análise da Avaliação das Condições de Ensino realizada nos últimos anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e Ministério da Educação - MEC. Somando–se a isto, a importância da realização da pesquisa nos cursos de Administração como forma de desenvolvimento docente e discente vem levando vários cursos à incorporação desta atividade. Assim, este trabalho busca refletir sobre a atividade de Monografia. Com este objetivo é feita uma análise inicial do desenvolvimento e regulamentação dos cursos de Administração no Brasil, seu crescimento e perfil dos discentes. Na seqüência, analisam-se as mudanças ocorridas em uma Instituição de Ensino Superior específica, destacando o processo de crescimento de matrículas do curso e a avaliação que os discentes formados nos últimos três anos fizeram do Trabalho de Curso.


Palavras-chave


ensino de Administração; pesquisa; monografia

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, R. Qualidade e eficiência do modelo de Ensino Superior brasileiro: uma reflexão crítica. São Paulo: NUPESP/USP, 1989. Documento de trabalho, out. 1989.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

_____, Ministério da Educação/ INEP- Instituto Educacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Provão 2002: Sistema de Avaliação da Educação Superior. Brasília, 2002. vol. 2 (Administração). (CD-room).

_____, Ministério da Educação/ INEP- Instituto Educacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sinopse Estatística da Educação Superior – Graduação/ 2003. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2005.

_____, Ministério da Educação/ INEP - Instituto Educacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Sinopse Estatística da Educação Superior – Graduação/ 1995. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2005.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO – CFA. ANAIS: II Seminário Nacional sobre qualidade e avaliação dos cursos de Administração. Vitória: UFES/CFA, 1997.

INÁCIO FILHO, G. A Monografia na Universidade. 7a ed. Campinas: Papirus, 1995.

LIMA, M. C. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.

MARTINS, C. B. Ensino Superior brasileiro: transformações e perspectivas. São Paulo: brasiliense, 1989.

SA VIANI, D. A nova lei da educação: LDB - trajetórias, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma Construção Coletiva. In: VEIGA, I. P. A (org.) Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 13 ed. Campinas: Papirus, 2001. p. 11-35.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.