INSTITUTO ISOLADO DE ENSINO SUPERIOR DE MARÍLIA/SP: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERIORIZAÇÃO DA CULTURA
Palavras-chave:
ensino superior, interiorização da cultura, formação de professores.Resumo
O presente texto busca contribuir para a história do ensino superior no interior do Estado de São Paulo abordando a fundação do Instituto Isolado de Ensino Superior – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Marília/SP, no período de 1957 a 1976. O IIES – FFCL de Marília, criado num período de grande desenvolvimento político, foi de grande importância para o contexto social e educacional da época, pois formou professores para o Ensino Fundamental, Médio e Superior, público e privado, iniciando o desenvolvimento regional de pesquisas e produção de idéias.
Referências
ADORNO, T.W. Educação e emancipação. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
CERTAU, M. A cultura no plural. São Paulo: Papirus, 1997.
CORRÊA, A.M.M. Para preparar a mocidade... Fragmentos de memórias na história da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara: 1923- 1976. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
CUNHA, L.A. A universidade crítica: o ensino superior na república populista. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1980.
______. A universidade temporã: o ensino superior da colônia à era Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
GERMANO, J.W. Estado militar e educação no Brasil. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1994.
HOBSBAWN, E. A era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
ROMANELLI, O.O. História da educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 2002.
TANURI, L.M.; SILVA JUNIOR, C.A.; CARRARA, K. (Org.). Educação, universidade e pesquisa. Marília: UNESP – Marília - Publicações. São Paulo: FAPESP, 2001. 250p.
TRAGTENBERG, M. Sobre a educação, política e sindicalismo. v.1, São Paulo: Editora UNESP, 2004. (Coleção Maurício Tragtenberg)
V AIDERGORN, J. As seis irmãs: as faculdades de filosofia, ciências e letras – institutos isolados de ensino superior do Estado de São Paulo – 1957-1964; alguns subsídios interpretativos para o estudo do ensino superior do Estado de São Paulo. Campinas/SP, 1995. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação – UNICAMP.