CONCEPÇÃO DE PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL NO JUDICIARIO E A RELAÇÃO COM A QUESTÃO SOCIAL

Eliana Aparecida Gonçalves FROIS

Resumo


O presente artigo traz uma discussão sobre a concepção atual de Serviço Social, a relação que essa profissão tem com a questão social e suas expressões. Discute ainda o papel do assistente social no judici- ário, suas atribuições reconhecidas oficialmente pelo Tribunal de Justiça para levar ao entendimento de sua atuação também com as expressões da questão social. Traz ainda um breve relato sobre o funcionamento de um Fórum, os principais setores antes de o processo chegar ao setor de Serviço Social, e finaliza com um breve histórico do Serviço Social no Judiciário.


Palavras-chave


Serviço Social; questão social; serviço social judiciário; atribui- ções do assistente social do judiciário; histórico do Serviço Social no Judiciário.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTEL, Robert. As transformações da questão social. In: Desigualdade e questão social. São Paulo: EDUC, 2000.

CASTRO, Manuel Manrique. História do Serviço Social na América La- tina. 5. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2000.

FALEIROS, Vicente de Paula. Serviço Social: questões presentes para o futuro. Serviço Social e Sociedade no 50. São Paulo: Cortez, 1996.

FÁVERO, Eunice Terezinha. Serviço Social, práticas judiciárias, pode: a trajetória do Serviço Social no Juizado de Menores de São Paulo de 1948 a 1958. 2. ed. São Paulo: NCA/PUC, 1996.

IAMAMOTO, Marilda. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Esbo- ço de uma interpretação histórico-metodológica. 10. ed. São Paulo: Cor- tez, 1995.

MAGALHÃES, Selma Marques. Avaliação e linguagem: relatórios, lau- dos e pareceres. São Paulo: Veras Editora, 2003.

______.Os laudos sociais na comunicação forense: caminhos e descami- nhos. Dissertação de Mestrado – PUC/São Paulo, 2001.

NETTO, José Paulo. Transformações Societárias e Serviço Social. Serviço Social e Sociedade no 50. São Paulo: Cortez, 1996.

SITE www.aasptj.org.br – link notícias. Acesso em: 14 jul.2004.

YASBEK, Maria Carmelita. O Serviço Social como especialização do trabalho coletivo. Reprodução Social, Trabalho e Serviço Social. Módulo II do Curso de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais CFESS, ABEPSS, UNB. Brasília: 1999.

______. Pobreza e exclusão social: expressões da questão social no Brasil. Temporalis (ABEPSS), Brasília: 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.