CAUSALIDADE E ALIENAÇÃO: CONVERGÊNCIAS ENTRE A TEORIA DE NORBERT ELIAS E A TEORIA DA ATRIBUIÇÃO

Autores

  • Marcelo Luís Grassi BECK Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Renata LOURENÇO Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Norbert Elias, Teoria da Atribuição, sucesso, fracasso escolar

Resumo

Este artigo analisa pontos de semelhança entre a teoria de Norbert Elias e a Teoria da Atribuição. Uma oriunda da sociologia e a outra da psicologia, ambas acreditam que os homens buscam causas para os fenômenos observados, com a finalidade de adquirir controle sobre eles. Para Elias, o ser humano precisa sofrer uma regulação de seus instintos e receber socialmente um sistema interpretativo, o que, em parte, corrobora a idéia de padrões atribuicionais e experiências emocionais subseqüentes. Estes fenômenos afetam as percepções e os comportamentos dos professores, interferindo seu desempenho e naquele de seus alunos.

Biografia do Autor

  • Marcelo Luís Grassi BECK, Universidade do Estado do Mato Grosso

    Professor da Universidade do Estado do Mato Grosso. Departamento de Pedagogia. Mestre em Psicologia. Doutor em Educação pela FFC-UNESP-Marília-SP

  • Renata LOURENÇO, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Acadêmica do curso de Bacharelado em Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso.

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