CAUSALIDADE E ALIENAÇÃO: CONVERGÊNCIAS ENTRE A TEORIA DE NORBERT ELIAS E A TEORIA DA ATRIBUIÇÃO

Marcelo Luís Grassi BECK, Renata LOURENÇO

Resumo


Este artigo analisa pontos de semelhança entre a teoria de Norbert Elias e a Teoria da Atribuição. Uma oriunda da sociologia e a outra da psicologia, ambas acreditam que os homens buscam causas para os fenômenos observados, com a finalidade de adquirir controle sobre eles. Para Elias, o ser humano precisa sofrer uma regulação de seus instintos e receber socialmente um sistema interpretativo, o que, em parte, corrobora a idéia de padrões atribuicionais e experiências emocionais subseqüentes. Estes fenômenos afetam as percepções e os comportamentos dos professores, interferindo seu desempenho e naquele de seus alunos.


Palavras-chave


Norbert Elias; Teoria da Atribuição; sucesso; fracasso escolar

Texto completo:

PDF

Referências


BARDELLI, C., MALUF, R. As causas do fracasso escolar na perspectiva de professores e alunos de uma escola de 1o grau. Psicologia: teoria e pes- quisa. Brasília: UNB, v. 7, n. 3, p. 236-71, 1991.

COLL, C. S. et al. Psicologia do ensino. Porto Alegre: ArtMed, 2000. ELIAS, N. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., v.1,

______. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., v.2, 1993.

______. Envolvimento e alienação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. FERREIRA, R. F., ABREU, C. N. Psicoterapia e construtivismo: conside-

rações teóricas e práticas. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

GAMA, E. M. P., JESUS, D. M. Atribuições e expectativas do professor: representações sociais na manutenção da seletividade social na escola. Psi- cologia: teoria e pesquisa. Brasília: UNB, v. 10, n. 3, p. 393-410, 1994.

GRAHAM, S.; WEINER, B. Theories and principles of motivation. In: BERLINER; D. C. CALFEE; R. C. (Eds) Handbook of Educational Psy- chology. New York: Sincom; Shuster Macmillan, 1996, p. 63-84.

HEIDER, F. The psichology of interpersonal relations. New York: John Wiley; Sons, 1958.

HECKHAUSEN, H.; WEINER B. O aparecimento de uma psicologia cog- nitiva de motivação. In: DODWELL, P. C. (Coord.) Novos horizontes da psicologia. São Paulo: Ibrasa, 1980, p. 143-68.

KRIEKEN, R.V. A organização da alma: Elias e Foucault sobre a disci- plina e o eu. Plural. São Paulo: Universidade de São Paulo, v.3, p.153-80, 1996.

KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1975.

MALUF, M. R. As causas do fracasso escolar na perspectiva de professo- res e alunos de uma escola de primeiro grau. Psicologia: teoria e pesquisa (Brasília), v.7, n. 3, p. 263-71, 1991.

MALUF, M. R., MARQUES, D. C. Experiência de sucesso e fracasso es- colar e atribuição causal em estudantes universitários. Psicologia de edu- cação. PUC/SP, n. 2, p 25-32, 1991.

NEVES, M. M. B. J. O fracasso na 5a Série, na perspectiva de alunos re- petentes, seus pais e professores. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília: UNB, v.12, n. 2, p.147-56, 1996.

OLIVEIRA, L. B. Atribuição de causalidade à repetência escolar na percep- ção de professores, pais e alunos. Tese (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Universidade Estadual Paulista, 1998.

PICCININI, C. O processo de atribuição de causalidade: problemas e pers- pectivas. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, n. 3, p. 49-59, 1988.

RODRIGUES, A., ASSMAR, E. M. L., JABLONSKI B. Psicologia social. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

WEINER, B. Theories of motivation: from mechanism to cognition. Chi- cago: Rand McNally, 1972.

WEINER, B. Integrating social and persons theories of aclievemente striv- ing. Rewiew of Educational Researche, v. 64, p. 557-75, 1994.

WEINER, B. A Theory of motivation for some classrrom experiences. Journal of Educational Psychology.American Psychological Association, v.71, p. 3-25, 1979. Uma teoria da motivação para algumas experiências de sala de aula. Trad. Terezinha Pancini de Sá e M. R. Maluf. Psicologia da educação.São Paulo: PUC, p. 1-19, 1984.

WEINER, B. A cognitive (attribution) – emotion-action model of motiva- ted behavior: analysis of judgments of help-givin. Journal of Personality and Social Psychology, v. 39, p. 186-220, 1980.

WEINER, B. The role of affect in rational (attributional) aproaches to hu- mam motivation. Educational Researcher, v. 9, p. 4-11, 1980

WEINER, B., FIEZE, I. H., KUKLA, A., REED, I., REST, S.; ROSEN- BAUM, R. M. Perceiving the causes of success and failure. Morristown: General Learning Press, 1971.

WEINER, B.; KUKLA, A. A attributional analysis of achievement moti- vation. Journal of Personality and Social Psychology, v.1, p.1-20, 1970.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.