A EMERGÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: IMPLANTAÇÃO E IMPORTÂNCIA

Lilia Christina de Oliveira MARTINS, Egli MUNIZ

Resumo


O artigo apresenta os cenários em que os cursos de pós-gradu- ação strictu sensu vieram ascendendo no Brasil juntamente com
a organização dos vários Planos Nacionais de Pós-Graduação, planos esses que consolidaram este nível de curso em todo território nacional. O artigo ressalta o papel da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como um órgão da União que avalia e recomen- da a pós-graduação, dando-lhe validade nacional e internacional. A pós-gra- duação é, certamente, o setor que melhor desempenho apresenta na educação brasileira, visto ser a base para a formação de recursos humanos altamente qualificados, necessários ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país. Contudo, o artigo aponta a necessidade de que sejam superadas as dis- paridades dos níveis de crescimento científico entre os Estados brasileiros, inserindo-se uma política de formação de recursos humanos em todo contex- to da educação brasileira, especificamente, na educação pós-graduada.

 


Palavras-chave


política educacional; pós-graduação; ensino; pesquisa

Texto completo:

PDF

Referências


ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educa- ção. A avaliação da pós-graduação em debate. São Paulo, set., 1999.

AZEVEDO, J.M.L. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997 (Coletânea Polêmica do nosso tempo, v.56).

BARRETO, M.L. O após da avaliação da pós-graduação em 1998: para onde devemos seguir. INFOCAPES. Brasília. v.6, n.4, p.59-60, out/dez, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Edu- cação. Parecer no 977 de 03 de dezembro de 1965 da Câmara do Ensino Superior. Define os cursos de pós-graduação. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1965.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Superior. Co- ordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. I, II, III e IV Plano Nacional de Pós-Graduação. Brasília/DF, 1975, 1982, 1986, 2005.

CUNHA, L.A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 9. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988 (Educação em Questão).

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Mé- dicas Sul, 2000.

GAZOLLA, A.L. Evolução das formas de organização de pós-graduação brasileira. Discussão da Pós-Graduação Brasileira. Brasília: CAPES, 1996. v.1, p.93-100 (Coletânea)

GUIMARÃES, J.A. Pós-Graduação e Pesquisa. Discussão da Pós-Gradu- ação Brasileira. Brasília: CAPES, 1996. v.1, p.9-17 (Coletânea)

INFOCAPES. Boletim Informativo da CAPES. Brasília. v.4, n.9, 1996. 80p. Edição Comemorativa dos 45 anos da CAPES.

OLIVEIRA, F.B. Pós-Graduação: educação e mercado de trabalho. Cam-

pinas: Papirus, 1995.

ZUCCO, A. Relação entre pós-graduação e graduação: a pós-graduação no contexto histórico-educacional. Discussão da pós-graduação brasileira. v.1 Brasília: CAPES, 1996. p.79-90 (Coletânea)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.