A JUSTIÇA COMO UM IDEAL A SER PERSEGUIDO NA REALIZAÇÃO DA DEMOCRACIA

Ana Maria CAMPOREZ, Marília Vilardi MAZETO, Patrícia RIBEIRO

Resumo


O presente estudo tem por objetivo uma análise histórica sobre Justiça, abordando conceitos, função e idéias sobre o tema. Traz todo o processo histórico sob a visão da Filosofia e do Direito com a proposta de compreender os seus vários aspectos e sua real função, levando-nos a re- flexões sobre a justiça em nossos dias. Dessa forma, levanta-se a discussão sobre dois significados principais da justiça: como conformidade da condu- ta a uma norma e como eficiência de uma norma, entendendo por eficiência de uma norma certa capacidade de possibilitar as relações entre os seres humanos. Assim, o presente texto pretende oferecer subsídios para esse pensamento ou reflexão, apresentando um horizonte teórico para o qual confluem os ideais de igualdade, de liberdade, de felicidade, de utilidade e de paz, segundo os critérios dos filósofos.


Palavras-chave


justiça; liberdade; igualdade; dignidade e ideais

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BONETTI, D.A. et al. Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis.

São Paulo: Editora Cortez, 1996.

HUISMAN, D. Dicionário de Obras Filosóficas. São Paulo: Martins Fon- tes, 2000.

NUNES, R. Manual de Filosofia do Direito. São Paulo: Saraiva, 2004. PERELMAN, C. Ética e Direito. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Pau-

lo: Martins Fontes, 1996.

POZZOLI, L. Maritain e o Direito. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

SALGADO J.C. A idéia de justiça em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 1995.

VITA, A. A justiça igualitária e seus críticos. São Paulo: Editora UNESP, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.