ENTREVISTA – FILOMENA CABRAL

Ana Maria GOTTARDI

Resumo


A escritora Filomena Cabral, poeta, ficcionista, jornalista, drama- turga e ensaísta portuguesa, nasceu em 1944, na cidade do Porto, em Portugal, onde reside atualmente. Viveu durante alguns anos em Ango- la, na década de 1960, o que certamente veio a se refletir no acentuado interesse da autora pelas antigas colônias portuguesas, tanto na África quanto na América. Sua extensa obra vem sendo publicada ao longo dos anos, desde seu primeiro livro de poesias Sol Intermitente, de 1976.

Iniciada na atividade jornalística nos maiores jornais diários portugueses, colaborou também no jornal O Estado de S. Paulo (JT). Foi convidada a participar, no Brasil, em diversas Bienais In- ternacionais do Livro e em Congressos de Língua e Literatura Por- tuguesa, por iniciativa de universidades federais e estaduais (São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Brasília e Recife), das Pontifícias Universidades Católicas de São Paulo e Rio de Janeiro, instituições onde proferiu palestras sobre criação e estética literária.

Pela relevância de seus romances do ciclo americano publi- cados até a época, enfocando vários momentos da História Brasi- leira, a Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo solicitou sua presença nas Comemorações dos 500 Anos da Des-c coberta do Brasil.

A escritora integra ainda a Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes, em São Paulo, cidade onde recebeu o Prêmio Es- pecial de Literatura Portuguesa, da Associação Paulista de Crí- ticos de Artes (APCA), no Memorial da América Latina. Em Brasília, foi-lhe conferido o Diploma de Mérito Cultural, pela Câmara Brasileira do Livro.

Nos Estados Unidos, Filomena Cabral foi considerada Woman of the Year, em 2001, e World Citizen, em 2002, pelo American Biographical and Research Institute, em cuja biblioteca e arquivo encontram-se catalogados seus romances que formam “Brasil Díp- tico”. Ainda nos EUA, foi-lhe atribuído, em 2003, o International Peace Prize, por The United Cultural Convention of the USA (Or- ganização Internacional e Multicultural), e, em 2006, o Master Di- ploma da World Academy of Letters honoris causa.

Esse reconhecimento internacional da obra da autora, particu- larmente por parte do Brasil e Estados Unidos é um tributo ao seu interesse pela História do continente americano, que demandou acu- radas e significativas pesquisas, cujo resultado são romances que, a par de seu valor literário, relevam-se como textos de verdadeiro interesse histórico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.