MARKETING ETNOGRÁFICO: UMA ABORDAGEM DOS ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS E CULTURAIS GERADOS PELA ESTAÇÃO DA LUZ

Gabriela Ribeiro BARBOSA, Ligia Carla GABRIEL, Marília Gabriela GATO

Resumo


O presente estudo teve por objetivo conhecer os aspectos his- tóricos, culturais, sociais e econômicos que influenciaram no desenvolvi- mento e características do entorno da Estação da Luz, localizada no centro da cidade de São Paulo. Utilizou-se do método etnográfico e da obser- vação participante para a coleta de dados, procurando conhecer como a instalação da Estação contribuiu para a formação cultural, econômica e social de seu entorno. Os resultados mostram que a instalação teve grande influência no desenvolvimento da cidade de São Paulo e contribuiu para a formação dos bairros ao seu redor, com foco no Bairro Bom Retiro, onde se fixaram os primeiros imigrantes que chegaram a São Paulo e iniciaram pequenos negócios e estabelecimentos comerciais que prosperaram e fize- ram crescer uma importante e interessante comunidade de diferentes etnias.


Palavras-chave


antropologia; marketing etnográfico; Estação da Luz; ob- servação participante

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