MARKETING ETNOGRÁFICO: UMA ABORDAGEM DOS ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS E CULTURAIS GERADOS PELA ESTAÇÃO DA LUZ
Palavras-chave:
antropologia, marketing etnográfico, Estação da Luz, ob- servação participanteResumo
O presente estudo teve por objetivo conhecer os aspectos his- tóricos, culturais, sociais e econômicos que influenciaram no desenvolvi- mento e características do entorno da Estação da Luz, localizada no centro da cidade de São Paulo. Utilizou-se do método etnográfico e da obser- vação participante para a coleta de dados, procurando conhecer como a instalação da Estação contribuiu para a formação cultural, econômica e social de seu entorno. Os resultados mostram que a instalação teve grande influência no desenvolvimento da cidade de São Paulo e contribuiu para a formação dos bairros ao seu redor, com foco no Bairro Bom Retiro, onde se fixaram os primeiros imigrantes que chegaram a São Paulo e iniciaram pequenos negócios e estabelecimentos comerciais que prosperaram e fize- ram crescer uma importante e interessante comunidade de diferentes etnias.
Referências
ARNOULD, E. J.; WALLENDORF, M. Market-oriented ethnography: interpretation building and marketing strategy formulation. Journal of marketing Research, v.31, p.484c504, nov. 1994.
BARBOSA, L. Colocando a etnografia em seu devido lugar. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.43, n.3, 2003.
BARROS, C. P. Um exercício etnográfico no Saara. In: COPPEAD, 9, 2001, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: COPPEAD, 2001. p. 5c19.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995. BOGDNAN, R.; BIKLEN, S. K. Qualitative research for education. Bos-
ton: Allyn and Bacon, 1982.
MCCRACKEN, G. Culture and consumption. Bloomington: Indiana Uni- versity Press, 1988
MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter sim- bólico dos bens e atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Nobel, 1995.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D. Pesquisa em educação: abordagens quali- tativas. São Paulo: EPU, 1986.
MALINOWSKI, B. Argonauts of the Western Pacific: an account of native enterprise and adventure in the Archipelagoes to Melanesian New Guinea (Robert Mond Expedition to New Guinea, 1914-1918). London: Routled- ge & Kegan Paul, 1922. Trad. port.: Argonautas do Pacífico occidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné, Melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1976. (Coleção Os
Pensadores, 43).
______. Bronislaw malinowski: Antropologia. São Paulo: Ática, 1986.
SCHOUTEN, J.; MCALEXANDER, J. Subcultures of Consumption: An. Ethnography of the New Bikers. Journal of consumer Research, v. 22, p. 43c61, jun. 1995.
SLATER, D. Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.