A CULPA É DE QUEM?: REIVENTANDO O DISCURSO PEDAGÓGICO SOBRE A APRENDIZAGEM

Daniela Emilena SANTIAGO, Magda Marques TREVISAN

Resumo


discussão sobre a aprendizagem que empreendemos remon- ta-nos ao surgimento do Movimento de Escola Nova durante a década de 20 e, sobretudo ao ideal vinculado por esta corrente, que percebia a edu- cação como um processo que dependia exclusivamente das capacidades inatas da criança. Atualmente, na prática educacional esse discurso ain- da existe. Este estudo buscou, assim,se aproximar do diálogo do profes- sor de educação fundamental sobre a aprendizagem e demonstrar a exis- tência de relação entre teorias vinculadas anos antes e o discurso atual.


Palavras-chave


aprendizagem; individualização; perspectiva histórico-social

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, F. Manifesto dos Pioneiros da Educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. XXXIV, n. 79, p. 108-127, 1960. Disponível em http://www.publicacoes.inep.gov.br. Acesso em: 02 set. 2007.

DELLA FONTE, S. S. As fontes heideggerianas do pensamento pós-mo- derno. 2006, 234 f. - Tese ( Doutorado em Educação), Universidade Fede- ral de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.

DUARTE, N. A Individualidade para-si: contribuição a uma formação his- tórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 1993

______. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotsky. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

______. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A.N. Leontiev. Cadernos Cedes. Campinas. v.24, n. 62, p. 44-63, 2004.

______. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: a dia- lética em Vigotsky e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Revista Educação & Sociedade. Campinas. v. 21, n. 71, p. 79c115, 2000.

GONDRA, J. G. História, infância e escolarização. Rio de Janeiro: 7 Le- tras, 2002.

KILPATRICK, W. H. A Filosofia da Educação de Dewey. Revista Bra- sileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro. v. XIX, no. 49, p. 77-91, 1953. Disponível em http://www.publicacoes.inep.gov.br, acesso: em 02 set. 2007.

LEONTIEV, A. Linguagem e razão humana. Lisboa: Presença, s/d.. ______. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizontes,

LOURENÇO FILHO, M. B. Estudo e Avaliação dos níveis de maturação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro. v. XVII, n. 46, 1952. Disponível em http://www.publicacoes.inep.gov.br, acesso em: 02 set. 2007.

MAGALDI, A. M. B. M. Cera a modelar ou riqueza a preservar: a infân- cia nos debates educacionais brasileiros (anos 1920-30). In: GONDRA, G. (org.) História, infância e escolarização. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2002.

MALLART, J. Aplicações da Psicologia: orientação escolar,orientação profissional, seleção escolar e formação profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro. v. XVI, no. 44, p. 120c133, 1951. Disponível em http://www.publicacoes.inep.gov.br, acessoe em: 02 set. 2007.

MARCÍLIO, M. L. História da escola em São Paulo e no Brasil. São Pau- lo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto Fernand Braudel, 2005.

MORAES, M. C. M Os “Pós- Ismos” e outras querelas ideológicas. Pers- pectiva. Florianópolis, NUPCED; Editora da UFSC, v. 14, n. 25, jan/jun. 1996.

______. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Por- tuguesa de Educação, Editora da Universidade do Minho: Portugal, v. 14, n.1, p 7c25, 2001.

PATTO, M. H. de S. A produção do fracasso escolar: histórias de submis- são e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

ROCHA, H. H. P. Educação escolar e Higienização da Infância. Cadernos Cede, Campinas. v. 23, n. 59, p. 39c56, 2003.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desen- volvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.