INCLUSÃO: ENTRE AVANÇOS E IMPASSES
Palavras-chave:
Inclusão, inclusão social, integração, pessoas com deficiênciaResumo
Este artigo aborda questões sobre a inclusão de pesso-c as com deficiência, fazendo considerações sobre a trajetória social e histórica dessas pessoas. Considera, ainda, a inclusão entre avanços e impasses, ou seja, a presença marcante da integração social e a tentati- va do processo de ruptura avançando para a inclusão social de pessoas com deficiência. Neste artigo utilizaremos a expressão pessoas com deficiência que segundo a Declaração de Salamanca (1994) serão uti- lizados termos pessoa com deficiência, e pessoa sem deficiência. A in- clusão está ligada ao direito de todos a escola e sociedade inclusivas.
Referências
ARAÚJO, R. M. L.et al. Inclusão: compartilhando saberes. 3. ed. Petró- polis: Vozes, 2008.
BARBOSA, A. J. G.; AZEVEDO, P. R.; CASELATTO, P. Atitudes dos pares em relação aos alunos com necessidades educacionais especiais: so- cialização e inclusão escolar. In: MANZINI, J. E. Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. Marília: ABPEE/FAPESP, 2007.
BRASÍLIA. Lei de diretrizes e bases da educação nacional, n. 9394 de 20/12/1996.
CARLO, M. M. R. P. Os processos interativos no desenvolvimento huma- no e a questão da (dês) institucionalização das pessoas com deficiência. In: MANZINI, E. J. Inclusão e acessibilidade. Marília: ABPEE, 2006.
GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. 6. ed. São Paulo: Áti- ca, 1996.
JERÔNIMO, D. L. M. A inserção do aluno com necessidades educacionais no ensino regular: desafios e perspectivas. Revista de Educação MÁTHE- SIS, v. 7, 2006.
MACEDO, L. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para to- dos? Porto Alegre: Artmed, 2005.
MANZINI, J. E. Desafios da inclusão do aluno com deficiência na escola. In: ______. Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios con- tinuam. Marília. ABPEE/FAPESP, 2007.
SASSAKI, R. K. Inclusão construindo uma sociedade para todos. 3. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1997.