A OTIMIZAÇÃO DAS AÇÕES OPERACIONAIS DO SISTEMA TURÍSTICO POR MEIO DE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

Autores

  • Olympio GUEDES JÚNIOR UNIMAR

Palavras-chave:

administração estratégica, cooperativismo, economia em escala, Redes Turísticas

Resumo

O turismo é uma atividade econômica muito recente. Por esse motivo, ainda está buscando um melhor ajustamento administrativo para que possa se desenvolver de forma mais consistente e contínua. No Bra- sil, essa situação se torna ainda mais grave, pois não dispomos de recur- sos administrativos que possam direcionar a atividade turística para um desenvolvimento auto-sustentável, pois a forma como turismo se desen- volveu no país, criou-se margem ao aparecimento de profissionais com baixo grau de qualificação e, consequentemente, nenhum conhecimento sobre as exigências em vigor. Diante dessa realidade, novos modelos de gestão estão sendo admitidos. O “Sistema de Redes Turísticas” é um desses modelos. Baseado no conceito de administração estratégica, esse mode- lo de gestão oferece um salto qualitativo na forma de conduzir o negó- cio, por meio da união de forças em torno de uma unidade administrativa. 

Biografia do Autor

  • Olympio GUEDES JÚNIOR, UNIMAR

    Mestre em Administração Turística (Centro Universitário Ibero-Americano), Mestre em Comunicação (Universidade de Marília) e Especialização em Marketing ( Univem). Docente de Economia e Marketing da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – UNIMAR.

Referências

ACERENZA, Miguel Angel. Promoção turística: um enfoque metodoló- gico. São Paulo: Pioneira, 1991.

ANDRADE, José Roberto de Lima. Uma contribuição à análise econômi- ca da demanda por turismo. Dissertação (Mestrado em Relações Públicas, Propaganda e Turismo) ECA/ USP, 2002.

BALANZÁ, Isabel Milio. Marketing e comercialização de produtos turís- ticos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

DENCKER, A. F. M. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 2. ed. São Paulo: Futura, 1998

EMBRATUR. Anuário Estatístico EMBRATUR. Brasília, 2000, v.27. FISCHER, Rosa Maria. O desafio da colaboração. São Paulo: Editora

Gente, 2002

FOSTER, Richard N. Por que empresas feitas para durar não são bem

sucedidas. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2002.

PETROCCHI, Mário. Turismo, planejamento e gestão. São Paulo: Futura,

POIRIER, Charles. Otimizando sua rede de negócios. São Paulo: Futura, 1997.

SILVA, Francisca Paula de Santos. Turismo em rede: uma teia de múlti-

plas relações. Faculdade Turismo Bahia, 24o Congresso ABAV.

SILVA, Mario Celso Marcondes e. Competência e resultados em planeja- mento estratégico de recursos: um fator diferencial da empresa moderna. Rio de Janeiro: Qualitymark, Ed. ABRH-Nacional, 1999.

ZACARELLI, Sérgio B. Estratégias de sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2002.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Nacionais