ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS A PARTIR DA HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES: SUA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA NA GESTÃO DOS NEGÓCIOS

Daniel Paulo FERREIRA, Fabiane Rocha Rodrigues FERREIRA

Resumo


O mercado vem exigindo das instituições imediatas e precisas estratégias de mudanças e/ou adequações aos fatores externos à empre-c sa. Com o conhecimento da história empresarial e suas peculiaridades – a questão da temporalidade, da localização geográfica, do clima e da cultura organizacional, das características gerenciais adotadas durante a sua exis- tência –, os administradores têm uma ferramenta gerencial de grande valia nas tomadas de decisões. É possível imaginar que o entendimento da cultura desenvolvida no interior da empresa auxiliou seus gestores nos processos de tomadas de decisões e nas definições sobre futuras estratégias de mercado e produção. Os processos de análise e diagnóstico possibilitam a redefinição de estratégias e, muitas vezes, a reformulação de estruturas organizacionais.


Palavras-chave


cultura organizacional; estratégias empresariais; gestão da informação; história de empresas; memória

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