A CIDADANIA E A MULHER BRASILEIRA: POSSIBILIDADES PARA AVANÇOS

Ivana Célia Franco PAIÃO

Resumo


A posição da mulher na sociedade brasileira mostra seu esforço em sair da invisibilidade; a tentativa de romper com uma cultura de desigualdade entre homens e mulheres é um fato que se tornou natural aos olhos de muitos. Nascemos iguais, mas a igualdade se torna diferença na medida em que não se tem consciência do processo de desigualdade entre homem e mulher. A inserção da mulher no mercado de trabalho nem sempre propicia a legitimação dos direitos da cidadania, dadas as condições em que são acolhidas. Assim, os direitos existem num plano teórico; a problemática está na sua efetividade.Com o objetivo de estudar a realidade brasileira, este artigo traz enfoques sobre o conceito de cidadania e a construção dos direitos sociais, políticos e civis; faz uso de resultados de pesquisa sobre a situação da mulher e o mercado de trabalho no Brasil e procura destacar a necessidade de refletir sobre ações básicas que naturalizam as desigualdades.


Palavras-chave


cidadania; mulher; desigualdades de gênero; mercado de trabalho

Texto completo:

PDF

Referências


BORDIEU, Pierre. Uma imagem ampliada. In:______.A dominação mas- culina. Rio de Janeiro: Bertand do Brasil, 1998.

DIEESE. As mulheres e o salário mínimo nos mercados de trabalho metro- politanos. Estudos Pesquisas, ano 3. no 32, mar. 2007.

LAISNER, Regina. O debate sobre a construção da democracia no Brasil: contribuições teóricas de Hannah Arendt. Revista Temática. Campinas 6 (11/12) jan/dez. 1998.

NOGUEIRA, Claudia Mazzei. A feminização no mundo do trabalho. São Paulo: Ed. Autores Associados, 2004.

PORTO, Maria Célia da Silva. Cidadania e (des)proteção social: uma in- versão do. Estado brasileiro? In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo, no 68, Ano XXII, 2001.

SARACENO, Chiara. A dependência construída e a interdependência ne- gada. Estruturas de Gênero da Cidadania. O dilema da cidadania. São Pau- lo: 1995.

SOARES, Vera. A construção da cidadania fragilizada. In: EMILIO, M.; TEIXEIRA, M.; NOBRE, M.; GODINHO, T. (Org). Trabalho e cidadania para as mulheres: desafios para a política pública. São Paulo, Coordenado- ria Especial da Mulher, 2003, p. 89-98.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.