ASSESSORIA EM SERVIÇO SOCIAL: UM DEBATE ACERCA DA ATRIBUIÇÃO E COMPETÊNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL

Tatiana Maria Araújo da FONSECA

Resumo


Pretendemos contribuir, com esse artigo, para o debate no sentido da socialização e ampliação da reflexão sobre a atividade de assessoria. No atual debate da categoria pensar sobre os novos espaços de trabalho e as novas competências profissionais tornou-se pauta constante e refletir sobre as questões que envolvem a qualidade do fazer profissional coloca-se como uma demanda prioritária ao assistente social.A diferença entre o tratamento da assessoria na literatura mais antiga e a mais recente se refere à mudança no tratamento da atividade de assessoria que, através da análise da literatura, observamos ultrapassar a esfera das demandas individuais para uma requisição mais coletivaque envolve sobretudo a universidade. Pudemos observar um grande quantitativo de experiências relatadas como parte do processo de capacitação de alunos inseridos em projetos de extensão, confirmando o conjunto de transformações que vem-se colocando no dia- a-dia do assistente social, delegando-lhe novas competências e atribuições.


Palavras-chave


assessoria; atribuições; competências; serviço social

Texto completo:

PDF

Referências


ABESS/CEDEPSS. Diretrizes gerais para o curso de serviço social. Cader- nos ABESS. 2001, p.58-112.

ANGIONI, M. Conselho de assistência social e exercício democrático: Breve retrato de uma gestão. In: Caderno de Resumos. 9o CBAS, Goiânia, 1998, p. 226.

BARBOSA, C. F.; MELO, L. G. de. A assessoria e o serviço social: as pos- sibilidades e os limites de uma atividade considerada liberal. In: Caderno de Resumos. 9o CBAS, Goiânia, p. 135-137.1998.

BRAVO, M. I. S. Capacitação continuada: assessoria a Unidades de Saú- de do Município do Rio de Janeiro.Projeto de Extensão. Rio de Janeiro, 2000, p.1-11.

CARVALHO, M. C. P. B. R. de. A supervisão em uma instituição pública, crítica à visão mecanicista. Rio de Janeiro, UERJ, 1984, p.77.

CAVALCANTE, R. C. N. dos R.; LEITE, R. M. dos S. C. Assessoria: instrumento ou estratégia. In: Caderno de Resumos. 9o CBAS, Goiania, p. 84-88, 1998.

DOURADO, E. O. Serviço Social e Gestão do trabalho: uma experiência de assessoria e consultoria. In: Cadernos de Resumos. 9o CBAS, Goiânia, p. 82-84, 1998.

IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. de. Relações sociais e serviço so- cial no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 11 ed. São Paulo: Cortez; [Lima, Peru]: CELATS, 1995. p. 383

______. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação pro- fissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

______.Projeto Profissional, espaços ocupacionais e trabalho do Assistente

Social na atualidade. Em questão. Brasília: Brasília, p. 18-41, 2002.

LOPES, D.B.L; PINHEIRO, J.R.T, KIPPER, M.R., DESCHAMPS, R., NOGUEIRA, T.C.T. Assessoria técnica: um novo campo para atuação dos profissionais de serviço social. In: Caderno de Resumos. 10o CBAS, 2001, p.89, Rio de Janeiro.

NETO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 1996.

NOGUEIRA, V. M. R. Assistência técnica e supervisão de programas em Serviço Social. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 27, p. 84-99, 1988.

PADILHA, M. D., DUARTE, S. M, PEREIRA, Z. M, SILVA, M. M. A da, CARVALHO, M.Demandas atuais à profissão de serviço social. In: Caderno de Resumos.9o CBAS, Goiânia, 1998, p. 315.

SILVA, A. A. da. A profissão do assistente social no limiar do novo século. O social em questão. vol. 2, no. 2, Rio de Janeiro: PUC. s/d.

SILVA, L. C. da. Relatório final de estágio. Assessoria no Projeto Ecuss: uma análise da condução técnico-instrumental da experiência. Cap. 3. Rio de Janeiro: UERJ, 2001, p.9-18. (Cap. 3) .

STOELHEN, I. C. V. O Serviço Social na Educação. In: Caderno de Resu- mos. 10o CBAS, Rio de Janeiro, UERJ, p. 176, 2001.

VASCONCELLOS, A. M. de. Relação teoria/prática: o processo de asses- soria/consultoria e o Serviço Social. In: Revista Serviço Social e Socieda- de, Rio de Janeiro, n. 51, p. 114-133, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.