HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS

Ana Maria CAMPOREZ, Marília Vilardi MAZETO, Patrícia RIBEIRO

Resumo


O presente estudo tem por objetivo uma análise dos aspectos históricos dos direitos humanos, as teorias que os fundamenta e o seu pro- cesso de construção e reconstrução visando a ampliar a visão sobre este contexto na atualidade. Os direitos humanos percorreram um longo proces- so histórico e a ideia que os fundamenta ganhou grande respeitabilidade. Ao se fazer referência a esses direitos, dever-se-ia presumir a superação de todos os processos de dominação e de exploração, entretanto não está claro como essa teoria faz seu salto para a prática. Afinal, mesmo sendo os direi- tos humanos aspirações tão antigas, fica visível que seus efeitos sociais são bastante escassos, só exercendo influência de maneira transitória ou frag- mentada na vida cotidiana dos seres humanos. Assim, o presente texto pre- tende oferecer subsídios para esse pensamento ou reflexão, apresentando um horizonte teórico para o que confluem os ideais dos direitos humanos.


Palavras-chave


direitos humanos; teorias e história

Texto completo:

PDF

Referências


BICUDO, H. Direitos humanos e cidadania: o governo joga para a mídia. Em tempos - Revista da Faculdade de Direito de Marília: Fundação de En- sino Eurípedes Soares da Rocha, Marília, v.1, p. 7-10, 1999.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução Carlos Nelson Coutinho, 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

BUSSINGER. V. V. Fundamentos dos Direitos Humanos. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, ano XVIII, n. 53, p.09-45, mar/1997.

CHAUI, Marilena. Um convite a filosofia. 12. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.

COMPARATO, F. K. A afirmação histórica dos Direitos Humanos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2001.

FERREIRA FILHO, M. G. Direitos humanos fundamentais. 3. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 1999.

HERKENHOFF, J. B. Direitos humanos: uma ideia, muitas vozes. Apare- cida: Editora Santuário, 1998.

LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

MAZETO, M. Ética e os valores universais. (Mestrado em Direito) - Fun- dação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, Marília, 2003.

MORAES, Alexandre. Direitos Humanos Fundamentais: teoria geral, co- mentários dos art. 1° ao 5° da Constituição Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudência. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

REALE, M. Filosofia do Direito. 17 ed. São Paulo: Saraiva, 1996. SARLET, I. W. A eficácia dos direitos fundamentais. 2. ed., rev. e atual.

Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SIDOU, L. M. Othon, Dicionário jurídico: Academia Brasileira de Letras Jurídicas. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

SORONDO, F. Os Direitos humanos através da história. São Paulo (Es- tado). FUNAP/Instituto UNIEMP. Projeto Replicar: transformação com sabedoria - Direitos Humanos e Cidadania, São Paulo, s/d., p. 45-57.

TRINDADE, José Damião de Lima. Historia social dos direitos humanos. São Paulo: Petrópolis, 2002.

VIEIRA, O. V. A gramática dos direitos humanos. In: SÃO PAULO. FU- NAP/Instituto UNIEMP. Projeto Replicar: transformação com sabedoria - Direitos Humanos e Cidadania, São Paulo, p. 21-41, 1998.

______. Direitos humanos e cidadania: a conta dos direitos sociais ainda não foi paga pelo governo FHC. Em tempo - Revista da Faculdade de Direi- to de Marília: Revista da Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, Marília, v.3, p. 9-12, 2001.

______. Direitos fundamentais: uma leitura da jurisprudência do STF. São Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2006.

VIGEVANI, T.D. Direitos humanos e cidadania: direitos humanos em maus lençóis. Em tempo -Revista da Faculdade de Direito de Marília: Fun- dação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, Marília, v.2, p. 7-10, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.