A ATIVIDADE ADVOCATÍCIA COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO

Celso Hiroshi IOCOHAMA, Jesuíno Pereira de OLIVEIRA JUNIOR, Karine de Paula SELETI

Resumo


A prestação jurisdicional é caracterizada por vários aspectos, a saber, judicial, político e social. Este último emerge como pilar para a explanação do presente estudo, o qual possui o escopo de apontar a im- portância da prática educativa na relação advogado/cliente. Neste sentido, salienta-se que a conduta do advogado, como patrocinador da pretensão do postulante, reflete valores e princípios ético-morais pelos quais toda a atividade advocatícia é balizada. A partir deste princípio, na relação com o cliente, o advogado assume o papel de educador ao influenciar positi- vamente (transmissão de valores), instruir quanto às formalidades proce- dimentais em hipótese de inevitável litígio judicial e apontar outras pos- sibilidades de desfecho em relação ao conflito. Tais atribuições possuem cunho pedagógico, pois o advogado não está prestando tão somente um exercício profissional, eivado de neutralidade, e sim uma atividade que re- flete noções comportamentais, sendo uma forma de construção do status de cidadania em relação às partes. Compreendida desta forma, jamais a advocacia será relegada à instrumentalidade judicial tão somente, mas posicionada como instrumento de grande eficácia no processo civilizatório. 


Palavras-chave


processo educativo, processo judicial, advocacia preven- tiva, pedagogia da autonomia, deontologia jurídica

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