O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS PARA OS DISCENTES

Autores

  • Marta Regina FARINELLI
  • Raquel Maria CASSIMIRO
  • Rosane Aparecida de Sousa MARTINS
  • Sirlene A P da Silva SILVEIRA

Palavras-chave:

Serviço Social. Formação profissional. Estágio supervisionado. Identidade profissional

Resumo

Este artigo propõe o debate acerca do processo de formação profissional, tendo como referência o estágio supervisionado em Servi- ço Social. A pesquisa é relevante uma vez que contribuirá para a cons- trução e aproximação da realidade e do cotidiano do estágio, revelando a potencialidade e diversidade da dinâmica do campo de estágio ofereci- da pelo setor de Serviço Social do Hospital de Clínicas propiciando aos alunos/estagiários em Serviço Social, avaliação da contribuição desta vi- vência para o perfil profissional e para o desenvolvimento da sua identi- dade profissional. Situar o estágio supervisionado em Serviço Social no HC sob a dinâmica do cotidiano das relações faz com que o aluno/estagi- ário desenvolva habilidades e competências que o capacitem a partir do conhecimento adquirido e da aprendizagem realizada no campo de estágio. Isto porque acreditamos que o estágio supervisionado, em Serviço Social, no HC é um “lócus” relevante no contexto ensino/aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Marta Regina FARINELLI

    Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca. Coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro- Uberaba – MG. Membro do GEFORMSS – Grupo de estudo sobre a formação profissional em Serviço Social – UNESP/Franca.

  • Raquel Maria CASSIMIRO
    Assistente social, pós- graduanda do Curso de Dependência Química, Técnica Social do Programa Central de Penas Alternativas – CEAPA: NPC Uberaba.
  • Rosane Aparecida de Sousa MARTINS
    Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca, Coordenadora do curso de Serviço Social e docente na UFTM – Uberaba/MG, membro do GEFORMSS – Grupo de estudo sobre a formação profissional em Serviço Social. drarosane.martins@gmail.com
  • Sirlene A P da Silva SILVEIRA
    Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Uberaba – MG.

Referências

BURIOLLA, M.A.F. Estágio Supervisionado. 2 ed. São Paulo: Editora

Cortez, 1999.

______. Supervisão em Serviço Social: o supervisor, sua relação e seus papéis. 3. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2003.

CARDOSO, F.G. A pesquisa na formação profissional do Assistente So- cial: algumas exigências e desafios. In: Cadernos Abess. São Paulo: Edito- ra Cortez, n. 8, 1998.

IAMAMOTO, M.V. Renovação e conservadorismo no Serviço Social: en- saios críticos. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

______. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação pro- fissional. 3 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

MARTINS, R.A.S. O processo de formação discente no curso de Serviço Social da UNIUBE: determinações, contradições, transformações rumo a construção da identidade profissional. Franca: UNESP, 2006. Tese (Dou- torado em Serviço Social) Universidade Estadual Paulista-UNESP, Fran- ca/SP, 2006.

OLIVEIRA, C.A.H.S. O estágio supervisionado na formação profissional do Assistente Social: desvendando significados. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Editora Cortez, n. 80, nov. 2004.

PINTO, R.M.F. Estágio e supervisão: um desafio ao ensino teórico-prático do Serviço Social. São Paulo: PUC, 1997. Parte da Tese (Doutorado em Serviço Sócial) Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social, Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.

SOUZA, R.B.; AZEREDO, V.G. O assistente social e ação competente: a dinâmica cotidiana. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Editora Cortez, n. 80, nov. 2004.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Nacionais