A INDISCIPLINA SEGUNDO A COMPREENSÃO DOS EDUCADORES

Ana Patrícia Pires NALESSO, Priscila SEMZEZEM

Resumo


Considerando que o espaço escolar hoje se configura em um espaço de conflitos que, por vezes expressa estes conflitos na forma de vio- lência, onde a questão da indisciplina é apontada como um dos elementos mais difíceis de serem superados, o presente texto aborda a configuração e as possíveis causas e soluções da indisciplina no espaço escolar a partir da compreensão dos educadores das escolas públicas e privadas do mu- nicípio de Mandaguaçu-Paraná. O trabalho se constitui em duas etapas: na primeira apresenta-se o resgate de escritos de autores para compreen- são do poder disciplinar e como ele age nos espaços escolares; a segunda etapa constitui-se pela apresentação e análises dos dados da pesquisa de campo realizada junto aos educadores da região central de Mandaguaçu de escolas públicas e privadas. Assim, percebe-se que, em relação à in- disciplina, há mais semelhanças que diferenças entre as concepções dos educadores das escolas públicas e privadas. Em ambas, a indisciplina é entendida como qualquer ação que não se enquadra nas normas e regras es- tabelecidas, e suas causas são identificadas pelos sujeitos da pesquisa como externas ao espaço escolar, localizando-se principalmente na família.


Palavras-chave


Escola; Poder disciplinar; Indisciplina escolar

Texto completo:

PDF

Referências


BALEN, Age Deodorus Jozef Van. Disciplina e controle da sociedade: análise do discurso e da prática cotidiana. São Paulo: Cortez, 1983.

DEPARTAMENTO de Educação Cultura e Esporte de Mandaguaçu. Da- dos de estabelecimentos de ensino municipais -Mandaguaçu/2008, 2008.

FOUCAULT, Michel. Microfisica do poder. Organização e tradução Ro- berto Machado. 17. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

______. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MI- NAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criativi- dade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

GUIMARÃES, Áurea Maria. Vigilância punição e depredação escolar. 2. ed. Campinas: Papirus, 1988.

MACHADO, Roberto.Introdução: por uma genealogia do poder: IN: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 17 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

MEC, Ministério da Educação. IDEB, Indice de desenvolvimento da edu- cação básica. Disponível em: < http://ideb.inep.gov.br/Site/>. Acesso em: 6 ago. 2008

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

______. Ciência, técnica e arte: O desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

NETTO. José Paulo. Capital monopolista e serviço social. 3. ed. ampl. São Paulo: Cortez, 2001.

______. et al. Transformações societárias e serviço social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. Revista Serviço Social & Socie- dade, São Paulo, v. 18, n. 50, p. 91-92- 98, abr. 1996.

PERRENOUD. Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Tradução Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre: Artmed, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.