UM RECORTE DO ESTADO DO CONHECIMENTO DE PUBLICAÇÕES EM EDUCAÇÃO INFANTIL (1996-2006)
Palavras-chave:
Educação infantil, Infância, Legislação, Literatura infantilResumo
O presente estudo buscou fazer um recorte do estado do co- nhecimento sobre publicações em Educação Infantil pós-LDB no. 9.394/96, a partir da análise das obras de sete editoras selecionadas e encontradas no cenário goiano. Para apoio teórico, tomamos como base os estudos de Ariès (1981), Soares (1989), Bazílio e Kramer (2003), Brzezinski (2000, 2002 e 2004), Kuhlmann Jr. (2002, 2004), Schultz (2002, 2004) e outros. Metodologicamente, a pesquisa qualitativa foi utilizada para este estudo e desenvolveu-se a partir da realização de uma retrospectiva da infância. Em seguida, tratamos da primeira infância e da legislação, contemplando a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como documentos que asseguram a Educação Infantil como direito e dever do Estado. Foi nesse contexto que realizamos um recorte do estado do Co- nhecimento em Educação Infantil, pós-LDB no 9.394/96. Analisamos as contribuições dessa área do conhecimento articuladas à qualidade e quan- tidade das publicações nesse nível de ensino, a partir da implementação da LDB, respeitando uma categorização temática previamente definida: de- senvolvimento infantil, metodologia do trabalho, formação de professores e inserção social. chegamos à conclusão de que, do total de cento e oitenta e duas obras selecionadas, trinta e três atenderam ao critério estabelecido: o fato de serem resultados de pesquisas científicas. Após análise criterio- sa das trinta e três obras, optamos por agrupá-las em dois blocos e estes foram categorizados separadamente, respeitando os descritores elencados.
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