INCLUSÃO ESCOLAR: O PAPEL DO EDUCADOR NA ATUALIDADE

Andreia Cristina Fregate Baraldi LABEGALINI, Ignez Aparecida PANZIERI

Resumo


O presente texto trata da inclusão escolar e do papel do edu- cador na atualidade. A inclusão escolar por muito tempo foi tema de de- bates em que os profissionais da educação se posicionavam contra ou a favor. Atualmente com a garantia constitucional do direito de todas as crianças ao ensino fundamental, a presença de alunos com necessida- des educacionais especiais, associadas ou não a deficiências, nas clas- ses comuns tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelos profis- sionais da Educação. Os professores precisam conhecer e refletir como, ao longo do tempo, foram ocorrendo as mudanças de concepções em relação às pessoas com deficiência e como estas influenciam nas políti- cas educacionais e na formação do professor. Para que a inclusão esco- lar efetivamente ocorra os professores deverão aprofundar conhecimen- tos que os possibilitem a uma diferenciação no fazer pedagógico para atender às especificidades dos alunos e promover os ajustes necessários.


Palavras-chave


Inclusão; Formação de professores; Políticas educacionais

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