GOVERNANÇA CORPORATIVA E SEUS FUNDAMENTOS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS COMPANHIAS LISTADAS NO NOVO MERCADO

Autores

  • Carolina Fernanda Camargo PADOVAN IMESA/FEMA-Assis-SP
  • Luciano Gomes dos REIS UNOPAR/UEL

Palavras-chave:

Mercado de ações, Governança Corporativa, Confiança dos investidores

Resumo

O desenvolvimento do mercado de ações depende da confiança de seus investidores. Diante disso, a BM&FBovespa criou os níveis diferen- ciados de governança corporativa. O presente estudo tem por objetivo de- monstrar, por meio de uma pesquisa empírica, a importância da governança corporativa no mercado de ações, apresentando os conceitos considerados mais importantes sob a ótica das 21 empresas respondentes à pesquisa pro- posta a 104 empresas listadas no Novo Mercado, segmento de listagem da BM&FBovespa. Com base nos resultados obtidos, pode-se levantar a hi- pótese de que a governança corporativa, na visão das empresas participan- tes da pesquisa, tem como principal foco o investidor, visando a aumentar sua confiabilidade e, por consequência, atrair novos investidores, garan- tindo, assim, o sucesso das negociações no mercado acionário brasileiro.

Biografia do Autor

  • Carolina Fernanda Camargo PADOVAN, IMESA/FEMA-Assis-SP

    Graduada em Administração de Empresas pela UNIP e Especialista em Administração Fi- nanceira, Contábil e Controladoria – IMESA/FEMA-Assis-SP. Professora eventual em Cur- sos Técnicos. E-mail: karol_camargo@yahoo.com.br

     

  • Luciano Gomes dos REIS, UNOPAR/UEL

    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2008). Professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina, professor de pós-graduação da Universidade Norte do Paraná e professor da Faculdade Paranaense.

    E-mail: professorlucianoreis@gmail.com

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