GOVERNANÇA CORPORATIVA E SEUS FUNDAMENTOS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS COMPANHIAS LISTADAS NO NOVO MERCADO

Carolina Fernanda Camargo PADOVAN, Luciano Gomes dos REIS

Resumo


O desenvolvimento do mercado de ações depende da confiança de seus investidores. Diante disso, a BM&FBovespa criou os níveis diferen- ciados de governança corporativa. O presente estudo tem por objetivo de- monstrar, por meio de uma pesquisa empírica, a importância da governança corporativa no mercado de ações, apresentando os conceitos considerados mais importantes sob a ótica das 21 empresas respondentes à pesquisa pro- posta a 104 empresas listadas no Novo Mercado, segmento de listagem da BM&FBovespa. Com base nos resultados obtidos, pode-se levantar a hi- pótese de que a governança corporativa, na visão das empresas participan- tes da pesquisa, tem como principal foco o investidor, visando a aumentar sua confiabilidade e, por consequência, atrair novos investidores, garan- tindo, assim, o sucesso das negociações no mercado acionário brasileiro.


Palavras-chave


Mercado de ações; Governança Corporativa; Confiança dos investidores

Texto completo:

PDF

Referências


BM&FBOVESPA. Mercado de capitais: introdução. São Paulo, 1999.

______. Novo mercado BM&FBOVESPA. São Paulo, 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2009.

______. Porque seus sonhos precisam de ação. São Paulo, 2006. CHIAVENATO, I. Administração financeira: uma abordagem introdutó-

ria. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2005.

CHING, H. Y., et al. Contabilidade e finanças para não especialistas. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CVM. Recomendações da CVM sobre governança corporativa. São Pau- lo, 2002. Disponível em: < http://www.ibgc.org.br/OutrosCodigos.aspx > Acesso em: 18 maio 2009.

GITMAN, L. J. Princípios da administração financeira. 10. ed. São Pau- lo: Addison Weslwy, 2004.

GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, E. Administração financeira. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

HENDRIKSEN, E. S.; BREDA, M. F. Van. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.

IBGC. Código das melhores práticas de governança corporativa. 3. ed. São Paulo, 2004. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2009.

JAFFE, R. W. Administração financeira. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LODI, J. B. Governança corporativa: o governo da empresa e o conselho de administração. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.

MATTEDI, L. G. Como a governança corporativa pode ajudar no fortale- cimento do mercado de capitais brasileiro. 2006. 110 folhas. Dissertação (Mestrado em Administração). Faculdades Ibmec, Rio de Janeiro, 2006.

NAKAYASU, G N. O impacto do anúncio e da adesão das ações aos ní- veis diferenciados de governança corporativa no Brasil. 2006. 134 f. Dis- sertação (Mestrado em Administração). Faculdade de Economia, Admi- nistração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: Acesso em: 22 nov. 2009.

PEIXE, F. C. D. Novo mercado: obstáculo e atrativos para as empresas do nível 1 de governança corporativa. 2003. 89 f. Dissertação (Mestrado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: Acesso em: 25 out. 2009.

ROSSI, L. F. Entendendo o mercado de ações. Rio de Janeiro: Editora Publit, 2009. (Agora Institucional)

SILVA, A. L. C. Governança corporativa e decisões financeiras no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2005 (Coleção Estudos Coppead-UFRJ).

SILVEIRA, A. Di M. Governança corporativa, desempenho e valor da empresa no Brasil. 2002. 165 f. Dissertação (Mestrado em Administra- ção). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Univer- sidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2010.

______. Governança corporativa e estrutura de propriedade: determinan- tes e relação com o desempenho das empresas no Brasil. 2004. 250f. Tese (Doutorado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: Acesso em: 21 fev. 2010.

SOROS, G. A Alquimia das finanças: lendo a mente do mercado. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.