ESTUDO SOBRE DEMOCRACIA

Juliana de Almeida BARBOSA

Resumo


O trabalho tem por objetivo, inicialmente ,fazer um estudo sobre a Democracia em autores como Friedrich Muller e Robert Dahl, trazendo noções gerais sobre a temática, incluindo questões de grande pertinência como os critérios da Democracia, o porquê da Democracia, quais as instituições necessárias para que ela exista, dentre outros pontos importantes. Em seguida, propõe um estudo sobre a democratização das esferas de poder que compõem a sociedade. Constata que o processo de democratização não se resume na democratização do Estado. É necessá- rio mais que isso para que exista uma nação integralmente democrática. A esfera política é englobada por uma esfera bem mais ampla, a da so- ciedade, e esta é permeada por vários centros de poder além do estatal. Por isso, para que haja a democracia efetiva, é fundamental a ocupação de tais centros de poder, vez que eles estão impregnados em toda esfera so- cial e, assim, influenciam a vida dos cidadãos de forma ativa e incessante.


Palavras-chave


Democracia; Sociedade Civil; Alargamento do Processo de Democratização

Texto completo:

PDF

Referências


BOBBIO, N. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000. BONAVIDES, P. A constituição aberta. 3. ed. São Paulo: Malheiros,

CANOTILHO, J. J. G. MOREIRA, V. Constituição da República Portu-

guesa Anotada. Coimbra: Almedina. São Paulo: RT, V. 1, 2007. COMPARATO, F K. A afirmação histórica dos direitos humanos. 5. ed.

São Paulo: Saraiva, 2007.

DAHL, R. A. Sobre a democracia. Tradução Beatriz Sidou. - Brasília: Edi- tora Universidade de Brasília, 2001.

FACHIN, Z. Curso de Direito Constitucional. 3. ed. São Paulo: Método, 2008.

MULLER, F. Quem é o povo? A questão fundamental da democracia. 3. ed. São Paulo: Max Limonad, 2003.

TRINDADE, A. A. C. Tratado de Direito Internacional dos Direitos Hu- manos. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1999. v. II.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.