A INTEGRAÇÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO

Lourival José de OLIVEIRA, Adriany Cristina VALÉRIO

Resumo


O presente artigo aponta algumas das dificuldades enfren- tadas pelos portadores de necessidades especiais, principalmente no que concerne a integração social e o mercado de trabalho. Nesse contexto, verificou-se que, apesar da legislação existente, os portadores de neces- sidades especiais não têm seus direitos efetivados, o que afronta princí- pios fundamentais, tais como a dignidade da pessoa humana e direito ao trabalho. Assim, considerando a importância de se inserir os portadores de necessidades especiais na sociedade e no mercado de trabalho, apresen- tam-se mecanismos de integração e inserção dessas pessoas, analisando instrumentos legais e sociais, tais como habilitação e reabilitação funcio- nal, políticas públicas, além de ações do Ministério Público e da sociedade.


Palavras-chave


Portadores de necessidades especiais; Integração; Legislação Protetiva; Mercado de trabalho; Dignidade do trabalhador

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, L. A. D. A proteção constitucional das pessoas portadoras de deficiência. 3. ed. Brasília: CORDE, 2003.

BARROS, A. M. Curso de direito do trabalho. 2. ed. São Paulo: LTr, 2006.

BASTOS, C. R. Curso de direito constitucional. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

BUENO, C. L. A reabilitação profissional e a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2009.

COUTINHO, A. R. A autonomia privada: em busca da defesa dos direi- to fundamentais dos trabalhadores. In: WOLFGANG Sarlet, Ingo (Org.). Constituição, Direitos Fundamentais e Direito Privado. 2. ed. Porto Ale- gre: Livraria do Advogado, 2006.

DARCANCHY, M. V. Teletrabalho e acesso das pessoas portadoras de necessidades especiais ao meio ambiente do trabalho. Revista Justiça do Trabalho, Porto Alegre: HS Editora, ano 23, n. 865, jan.2006.

FERREIRA, L. A. M. A inclusão da pessoa portadora de deficiência e o ministério público. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2009.

GAGLIANO, P S. Novo curso de direito civil. Volume IV: Contratos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

KARKOTLI, G. Responsabilidade social empresarial. Petrópolis: Vozes, 2006.

MARQUES DA SILVA, O. A epopeia ignorada. São Paulo: CEDAS, 1986.

PASTORE, J. Oportunidades de trabalho para portadores de deficiência. São Paulo: LTr, 2000.

PETTER, L. J. Princípios constitucionais da ordem econômica: o signifi- cado e o alcance do art. 170 da Constituição Federal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

RIBAS, João B. C. Emprego e Trabalho para Portadores de Deficiência. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2009.

SILVA, J A. Curso de direito constitucional positivo. 28. ed. São Paulo: Malheiros, 2007.

SUGUIMATSU, M T. F. O teletrabalho: diferenciadores determinantes da disciplina Jurídica Aplicável e a Proteção do Trabalhador. In: HASSON Roland (Coord). Direito dos trabalhadores & direitos fundamentais. Curi- tiba: Juruá, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.