PROJETOS DE TRABALHO: UMA ALTERNATIVA EDUCATIVA PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA E PARA A GESTÃO ESCOLAR

Marli PEDRAZA, Raimunda Abou GEBRAN

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar os fundamen- tos teóricos que sustentam a prática pedagógica de projetos de trabalho no processo educativo e a possibilidade de sua inserção na realidade de nossas escolas. Busca entendimento de que a Pedagogia de Projetos vem ao en- contro das novas diretrizes e parâmetros do ensino assumidos pelos orga- nismos educacionais e oferece aos gestores e docentes uma ação educativa transformadora, podendo romper com a postura tradicional do ensinar e levar à pesquisa prática e coletiva do saber. Procurou-se investigar como os projetos de trabalho extrapolam os domínios das disciplinas curriculares, relatando uma experiência com projetos na área de artes. Para tanto se apre- senta uma revisão bibliográfica sobre a Pedagogia de Projetos e Projetos de Trabalho, na qual diversos autores analisam experiências realizadas. Con- clui-se que, por meio de experiências com projetos, o gestor é peça-chave para a adoção dessa prática, desde a sua inclusão na proposta pedagógica da escola, até o envolvimento da equipe escolar. E, finalmente, que é possí- vel ter um efetivo movimento de ensino-aprendizagem, apesar de perceber toda a complexidade dessa proposta e da necessidade de contínuas refle- xões para a adequação do currículo das escolas ao trabalho com projetos.


Palavras-chave


Gestão escolar; Projetos de trabalho; Pedagogia de projetos.

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