PROJETOS DE TRABALHO: UMA ALTERNATIVA EDUCATIVA PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA E PARA A GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Marli PEDRAZA Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo
  • Raimunda Abou GEBRAN Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

Gestão escolar, Projetos de trabalho, Pedagogia de projetos.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os fundamen- tos teóricos que sustentam a prática pedagógica de projetos de trabalho no processo educativo e a possibilidade de sua inserção na realidade de nossas escolas. Busca entendimento de que a Pedagogia de Projetos vem ao en- contro das novas diretrizes e parâmetros do ensino assumidos pelos orga- nismos educacionais e oferece aos gestores e docentes uma ação educativa transformadora, podendo romper com a postura tradicional do ensinar e levar à pesquisa prática e coletiva do saber. Procurou-se investigar como os projetos de trabalho extrapolam os domínios das disciplinas curriculares, relatando uma experiência com projetos na área de artes. Para tanto se apre- senta uma revisão bibliográfica sobre a Pedagogia de Projetos e Projetos de Trabalho, na qual diversos autores analisam experiências realizadas. Con- clui-se que, por meio de experiências com projetos, o gestor é peça-chave para a adoção dessa prática, desde a sua inclusão na proposta pedagógica da escola, até o envolvimento da equipe escolar. E, finalmente, que é possí- vel ter um efetivo movimento de ensino-aprendizagem, apesar de perceber toda a complexidade dessa proposta e da necessidade de contínuas refle- xões para a adequação do currículo das escolas ao trabalho com projetos.

Biografia do Autor

  • Marli PEDRAZA, Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo

    Licenciatura em Letras pela UNESP. Especialista em Gestão Escolar pelo IEDA- Instituto Educacional de Assis – Assis-SP. Arte-Educadora e docente da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo. E-mail: marlipedrazza@ig.com.br

  • Raimunda Abou GEBRAN, Universidade do Oeste Paulista

    Mestrado e Doutorado em Educação pela FE/UNICAMP- SP. Professora aposenta- da pelo Departamento de Educação da FCL/UNESP-Assis-SP. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste Paulista. Líder do Gru- po de Pesquisa Contexto Escolar e Processo Ensino e Aprendizagem: ações e interações Área de Pesquisa: Metodologia do Ensino, Ação Docente, Ensino de Geografia. E-mail: ragebran@hotmail.com

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