O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS
Palavras-chave:
Direito internacional do trabalho, Incorporação, Constituição Federal BrasileiraResumo
O presente ensaio trata do chamado “incidente de resolução de demandas repetitivas”, que está esculpido no substitutivo do proposto projeto do novo código de processo civil. Observa-se que foi pelo ato no 379, de 2009, do presidente do Senado Federal, que foi instituída a comis- são de Juristas, sendo que o atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, foi intitulado como presidente, encarregada de elaborar o An- teprojeto do Novo código de Processo civil. Assim, em carta dirigida ao Senado, onde há a exposição dos motivos para criação do proposto código de Processo Civil, se evidenciou a influência tedesca no aludido incidente. No direito alemão, a figura se chama Musterverfahren e gera decisão que serve de modelo (= Muster) para a resolução de uma quantidade expressiva de processos em que as partes estejam na mesma situação, não se tratan- do necessariamente, do mesmo autor nem do mesmo réu. com efeito, o proposto instituto brasileiro está alimentando a esperança de combater a massificação de processos judiciais que assolam o país (procura-se fazer a análise das concausas do elevado número de processos que são ajuizados diariamente no Brasil). Entretanto, através da análise procedimental se evi- denciou que o instituto não porá fim à referida massificação. Verifica-se, portanto, que o intuito da comissão elaboradora não foi o de criar instru- mento capaz de impedir o ajuizamento de novas demandas repetitivas. Não prospera o entendimento de que o incidente, de resolução de demandas repetitivas “evitará a multiplicação das demandas”. Por outro lado, o in- tuito primordial do incidente é de criar uma uniformização de entendimen- to entre os tribunais, para que se aplique, da mesma forma, em diversas demandas, a tese pacificada no julgamento do instituto. Por derradeiro, constata-se que, embora cada direito estrangeiro tenha especificidades pró- prias, é no direito comparado, mais especificamente no norteamericado, que se encontra notável instituto (class action) que pode ser incorporado ao sistema brasileiro para aperfeiçoamento da tutela coletiva de direitos.Referências
cABRAL, Antonio do Passo. O novo procedimento-modelo (Musterver- fahren) alemão: uma alternativaàs ações coletivas. Revista de Processo, Ano 32, n. 147. São Paulo: Revista dos Tribunais, maio 2007.
cAPONi, Remo. modelli europei di tutela collettiva nel processo civile: esperienze tedesca e italiana a confronto. Riv. trim. dir. proc. civ., 2007.
mANcuSO, Rodolfo. A resolução de conflitos e a função judicial no con- temporâneo estado de direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
mARiNONi, Luiz Guilherme. A tutela inibitória. 3.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.
ROSSONi, igor Bimkowski. O “incidente de Resolução de demandas Re- petitivas” e a introdução do Group Litigation no direito Brasileiro: avanço ou retrocesso? disponível em: <http://www.tex.pro.br/tex/listagem-de- artigos/50-artigos-dez-2010/7360-o-incidente-de-resolucao-dedemandas- repetitivas-e-a-introducao-do-group-litigation-no-direito-brasileiro-avan- co-ou-retrocesso> Acesso em: 19 set. 2011.
Tucci, José Rogério cruz e. “Class action” e mandado de segurança coletivo. São Paulo: Saraiva, 1990.
WiTTmANN, RALF-THOmAS. il “contenzioso di massa” in Germania. in: GiORGETTi ALESSANdRO; VALERiO VALLEFuOcO. il Con- tenzioso di massa in italia, in europa e nel mondo. milão: Giuffrè, 2008.
ZAVAScKi, Teori Albino. Processo Coletivo: tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos. 3. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.