TUTORIA ON LINE: COMPETÊNCIAS

Lucia Helena Tiosso MORETTI, maria Eliza Nigro JORGE

Resumo


 

A educação a distância é um processo de ensino-aprendizagem que vem conquistando cada vez mais espaço no cenário educacional e se consolidando eficazmente como modalidade educacional. O objetivo deste estudo foi organizar um plano de tutoria on line, bem como delinear as competências necessárias ao profissional envolvido no processo de ensino e aprendizagem. Para desempenhar um papel diferenciado na tutoria on line, é preciso que o professor/tutor adquira e desenvolva um conjunto particular de habilidades e competências. Tal profissional é a pessoa responsável pelo acompanhamento dos alunos, sendo elo entre discentes e instituição, neces- sitando de uma formação sólida e continuada para que possa atender às ne- cessidades de um modelo educacional em expansão. O desenvolvimento da competência envolve a identificação dos conhecimentos, habilidades, atitu- des, capacidades e tarefas associadas com uma função específica. Uma vez que uma função de trabalho é definida, as atuais práticas e normas existen- tes são identificadas para facilitar o desenvolvimento de tais competências.

 


Palavras-chave


Educação a distância; Competências; Tutor online

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAd, G. S. Educação a distância: o estado da arte e o futuro necessá- rio. Revista do Serviço Público, Brasília, n.58, p. 100-110, 2010.

BRASiL. Decreto n.o 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LdB lei n.o 9.394/96.). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ Ato2004- 06/2005. Acesso em: 30 out. 2011.

______. LdB - Lei de diretrizes e Bases para a Educação Nacional – n. 9394/96 – Brasília: mEc, dez/1996. disponível em: portal.mec.gov.br/ seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/9394.pdf. Acesso em: 2 nov. 2011.

______. Referências de qualidade para educação superior a distancia. mEc.www.http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refe- ad1.,2007. Acesso em: 31 out. 2011.

cOSTA, L. V. O tutor e as ferramentas e metodologias de interação no ambiente virtual de aprendizagem na web. in: AZEVEdO, A. B.; SATH- LER, L. (Orgs.). Orientação didático-pedagógica em cursos a distância. São Bernardo do campo: umesp, 2008a.

cOSTA, m. m. T. Tutoria: dirigindo e orientando situações de aprendi- zagem. in: SATHLER, L.; AZEVEdO, A. B. Orientação didático-peda- gógica em cursos a distância. São Bernardo do campo: umesp, 2008b.

dOmiNiQuELii, A. m. T. A organização do trabalho do professor-tutor. iN: AZEVEdO, A. B.; & SATHLER, L. (Orgs.). Orientação didático-pe- dagógica em cursos a distância. São Bernardo do campo: umesp, 2008.

duARTE, E. c. de V. G.; POLAK, Y. N. de S. O tutor de sala como eixo articulador da aprendizagem aberta. Anais do 13o congresso de Educação à distância. curitiba, maio 2007.

GiANNASi, m. J.; ALmEidA, S. A.; cHANAN, d. S. et al. A prática pe- dagógica do tutor no ensino à distância: resultados preliminares. Anais do Encontro internacional de Educação Superior. ciudad de mexico, 2005a.

GiANNASSi, m. J. et. al. A atuação dos tutores eletrônicos e de sala no si- stema de ensino presencial conectado da unopar. Anais do 12° congresso internacional de Educação a distância. Florianópolis, 2005b.

GOmES, G.; SARAGOÇA, V.; dOmiNGuES, m. J. c. de Souza. com- petências para a docência On-Line: percepção de professores/tutores de pós-graduação no ensino a distância. Anais iii EnAdi. Encontro de Admi- nistração da informação. Porto Alegre, maio de 2011.

GONZALEZ, m. Fundamentos da tutoria em educação a distancia. São Paulo: Editora AVERcAmP, 2005.

GuAREZi, R c.; GRÜdTNER, S. i.; mATTOS, m. m. Formação e atu- ação de tutores em curso à distância via internet: a experiência da parceria SEBRAE/iEA. Anais do Encontro internacional Virtual Educa, uNiVAP, São José dos campos, Junho de 2007.

mARTiNS, W. R. O papel da tutoria em cursos de graduação. Anais do 11o congresso internacional de Educação a distância - ABEd, 2004.

mATTAR, J. Tutoria em educação à distância. São Paulo: cengage Le- arning, 2012.

mENdONÇA, G. A. A. Formação dos orientadores acadêmicos/tutores e suas formas de atuação nos cursos oferecidos pela uFG. 2009. Anais do 15° ciAEd. congresso internacional de Educação à distância, 2009.

MORGADO, L. Os novos desafios do tutor a distância: o regresso ao pa- radigma da sala de aula. Revista Discursos, p.77-89, 2003.

PEREiRA, A. et al. - Guia do professor/tutor online. Revista Discursos: Perspectivas em Educação. Lisboa, p. 200-207, 2004.

PERRENOud, P. THuRLER, m. G.; mAcEdO, L. mAcHAdO, J. N. ALLESANdRiNi, c.d. As competências para ensinar no século XXi. Porto Alegre: Artes médicas, 2002. Reimpresso em 2007.

POLETTO, R. L. et al. Acompanhamento tutorial em ambiente virtual de aprendizagem: uma experiência com categorização de interações. Anais do 4o SENAEd- Seminário Nacional ABEd de Educação à distância, 2006.

SALDANHA, L. C. D. Concepções e desafios na educação à distância. Anais do 14° ciAEd - congresso internacional de Educação a distância/ ABEd, 2008.

SATHLER, L. A tutoria em cursos superiores a distância. in: AZEVEdO, A. B.; SATHLER, L. (Orgs.). Orientação Didático-Pedagógica em cursos a distância. São Bernardo do campo: umesp, 2008.

ScHLOSSER, R. L. A atuação dos tutores nos cursos de educação a dis- tância. Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, v. 6, n. 22, fev. 2010.

VAScONcELOS, c. F. B. S.; mERcAdO, L. P. L. Tutoria a distância no ensino da matemática. Anais do 13° congresso SEmEd / maceió, abril de 2007, p.6-16.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.