DISCUSSÃO ACERCA DE ALGUNS SABERES PRODUZIDOS SOBRE A CRIANÇA/ INFÂNCIA NOS SÉCULOS XIX E XX

Soraia Georgina Ferreira de Paiva CRUZ, Rafael de Oliveira RODRIGUES

Resumo


Para a realização deste artigo, fez-se necessário esquematizar e problematizar como a inscrição do conceito de criança/infância ao lon- go dos séculos tornou possível certo governo destas através dos discursos especializados (a saber: médico e pedagógico, principalmente) nos mais distintos extratos históricos. Olhar a criança e a infância, esquadrinhá-la, transformá-la em corpos/objeto de conhecimento e tutela, inúmeras ten- tativas de disciplinarização de seus gestos e consequente instituição de processos de subjetivação serão algumas linhas abordadas neste artigo, numa tentativa de se evidenciar a existência daquilo que modernamen- te reconhece-se por criança/infância, e que hoje é alvo dos discursos de especialistas que, em nossa análise, ao debruçar-se sobre a infância, di- tariam normas de conduta para as crianças, limitando-as e cerceando-as.


Palavras-chave


Infância; discurso médico; Pedagogia

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