A FORMAÇÃO DE DOCENTES INCLUSIVOS: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Carlos da Fonseca Brandão, Adriano Aparecido Bezerra

Resumo


O respeito às diferenças é um dos prin- cipais temas em debate na sociedade brasileira e mundial atualmentes, sendo a educação na (e para a) diversidade a coluna principal de uma humanidade mais justa e igualitária. Nesse contexto, é necessário que separemos ações concretas de demagogias polí- ticas e que valorizemos trabalhos que socializem su- jeitos tradicionalmente excluídos do nosso sistema de ensino. Tendo isso em mente, nosso objetivo neste artigo é enriquecer essa discussão, apresentando al- guns dos resultados obtidos no nosso projeto “Pers- pectivas dos professores sobre a inclusão de alunos especiais no Programa Unesp de Educação de Jovens e Adultos”. Esses resultados demonstrarão um bom exemplo de socialização educacional de indíviduos com deficiência e provarão a insuficiência da forma- ção em educação inclusiva oferecida aos graduandos brasileiros. Não acreditamos em educação na (e para a) diversidade sem a formação de docentes inclusi- vos, pois o trabalho nesse âmbito educativo exige um acolhimento sistemático das diferenças, sejam elas sociais, políticas, físicas, religiosas, culturais ou cognitivas, o que depende de profissionais capaci- tados nas diversas modalidades e formas de ensino.


Palavras-chave


Alunos com deficiência; Educação e diversidade; Educação inclusiva; Formação docente

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, D. M; DOTA, F. P. Educação Especial no Brasil: uma análise históri- ca. Revista Cientifica Eletrônica de Psicologia. ano V, n. 8, maio2007. Dis- ponível em: http://www.revista.inf.br/psicologia08/ Acesso em: 11 jun.2009.

BRANDÃO, C. F. LDB passo a passo: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96), comentada e interpretada, artigo por artigo. 3. ed. Atual. São Paulo: Avercamp, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Fe- deral, 2006

MACEDO, L. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para to- dos? São Paulo: Artmed, 2005.

NUNES, F. P.; CAMARGO, M. R. R. M. A leitura da escala como tema na educação de jovens e adultos. Anais do XIV Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Gráfica FE/ALB, 2003. v. 1. p. 1-7.

SARAIVA, M. Formação de professores: contornos da concepção de deficiência para compreender o processo de Inclusão. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; HAYASHI, M. C. I. Temas em educação especial: conhecimentos para fundamentar a prática. Araraquara: Junqueira & Marin, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.