A FORMAÇÃO DE DOCENTES INCLUSIVOS: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Carlos da Fonseca Brandão UNESP
  • Adriano Aparecido Bezerra Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Alunos com deficiência, Educação e diversidade, Educação inclusiva, Formação docente

Resumo

O respeito às diferenças é um dos prin- cipais temas em debate na sociedade brasileira e mundial atualmentes, sendo a educação na (e para a) diversidade a coluna principal de uma humanidade mais justa e igualitária. Nesse contexto, é necessário que separemos ações concretas de demagogias polí- ticas e que valorizemos trabalhos que socializem su- jeitos tradicionalmente excluídos do nosso sistema de ensino. Tendo isso em mente, nosso objetivo neste artigo é enriquecer essa discussão, apresentando al- guns dos resultados obtidos no nosso projeto “Pers- pectivas dos professores sobre a inclusão de alunos especiais no Programa Unesp de Educação de Jovens e Adultos”. Esses resultados demonstrarão um bom exemplo de socialização educacional de indíviduos com deficiência e provarão a insuficiência da forma- ção em educação inclusiva oferecida aos graduandos brasileiros. Não acreditamos em educação na (e para a) diversidade sem a formação de docentes inclusi- vos, pois o trabalho nesse âmbito educativo exige um acolhimento sistemático das diferenças, sejam elas sociais, políticas, físicas, religiosas, culturais ou cognitivas, o que depende de profissionais capaci- tados nas diversas modalidades e formas de ensino.

Biografia do Autor

  • Carlos da Fonseca Brandão, UNESP

    Livre-docente em Educação do Departamento de Educação da UNESP – Assis-SP e do Progra- ma de Pós-graduação em Educação da UNESP – Marília-SP

  • Adriano Aparecido Bezerra, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
    Professor de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP).

Referências

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