DEPRESSÃO INFANTIL: ESTUDO COM PSICÓLOGOS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO-JUVENIL

Alexandre Carbonara, Aline Fagundes Silva, Carla Regina Maximiano, Daiane Gonçalves da Silva, Josiane da Silva Delvan

Resumo


A depressão é uma das doenças que mais acometem os seres humanos. Nas crianças o retrai- mento social, a falta de interesse em atividades co- tidianas, a baixa autoestima, a irritabilidade, entre outros, são exemplos de sintomas que elas podem apresentar quando estão com depressão. Este artigo apresenta um estudo realizado em um Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi), para investigar a depressão na infância a partir da per- cepção do psicólogo que lá atua quanto ao diagnóstico e tratamento desse transtorno. Para tanto, buscou-se identificar os recursos metodológicos utilizados para o diagnóstico, analisar as dificuldades encontradas na atuação do psicólogo, investigar quais as competên- cias necessárias para trabalhar diante deste transtorno e descrever as competências necessárias desse profis- sional neste contexto. A coleta de dados foi realizada mediante de entrevista semiestruturada com psicó- logos do CAPSi de uma cidade do litoral de Santa Catarina. Os resultados apontam para a importância da família e da escola no diagnóstico e tratamento da depressão, bem como a importância da capacitação profissional e habilidades para trabalhar em equipe.


Palavras-chave


Família; Depressão; Diagnóstico; Tratamento; Criança

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