O PAPEL DA MÚSICA NA ESCOLA BÁSICA BRASILEIRA: UM BREVE OLHAR HISTÓRICO

Autores

  • Eliane Hilario da Silva Martinoff Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Palavras-chave:

ensino de música, música e cultura, linguagem musical, música e mídia

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 estabelece a Arte como “compo- nente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica”. A LDB teve seu texto alterado em 18 de agosto de 2008, por meio da lei ordinária 11.769, que torna obrigatória a presença de conte- údos de música no ensino de Arte. Desde que essa lei foi sancionada, vários questionamentos vem sendo levantados. O presente estudo objetiva apresentar um rápido olhar sobre a história educacional no Brasil, desde o Descobrimento até os nossos dias, observan- do as características do ensino de música na educação básica em cada período histórico, a fim de conhecer um pouco mais sobre os papéis por ela desempenha- dos na escola brasileira. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que, em um tempo em que a inclusão escolar e social é palavra-chave, a escola tem papel fundamental na divulgação e valorização de práticas culturais plurais e a música pode e deve estar presente de modo significativo nesse processo, como fator importante para a formação das crianças e jovens brasileiros.

Biografia do Autor

  • Eliane Hilario da Silva Martinoff, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Mestre e Doutoranda em Música. Docente do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, SP. E-mail: elmartinoff@uscs.edu.br

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