COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: CONCEITOS E MODELOS

Autores

  • Alexandre Villibor FLORY Universidade Ibirapuera.

Palavras-chave:

Emissor, Receptor, Mensagem, Teoria da informação, Repertório

Resumo

Reflexão crítica sobre a comunicação organizacional a partir de Shannon e Weaver (1949), este artigo esclarece conceitos básicos sobre mensagem, suas fontes, emissor, transmissor, sinal, receptor, recepção e destinatário, passando por autores fundamentais para a área como David Berlo (1960), Siegfried Maser (1975), John Keneth Galbraith (1989), Lee O. Thayer (1972), Umberto Eco (1979), Izidoro Bliksten (1993) entre outros. Aborda, ainda, estudos sobre comunicação verbal, teorias do discurso e importância do receptor (leitor) para o sucesso da comunicação (dialogismo bakhtiano), ultrapassando algumas dificuldades que advêm dos esquemas oriundos da Teoria da Informação, que não se preocupa com a ótica socializarete, inerente à comunicação humana, que podemos buscar nos estudos de linguagem verbal.

Biografia do Autor

  • Alexandre Villibor FLORY, Universidade Ibirapuera.

    Mestre em Administração - FEA/USP. Professor de Administração da Universidade Ibirapuera - UNIB e SENAC. Doutorando em Literatura Alemã pela FFLCH/USP-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Nacionais