O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE PÚBLICA DE FRANCA/SP E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO PELA VIA DAS AÇÕES GRUPAIS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE SANTA TEREZINHA

Autores

  • Regina Maura REZENDE UNESP
  • Noemia Pereira NEVES PUC/UNESP

Palavras-chave:

Serviço Social, Saúde, Ações Grupais, Sujeito Político

Resumo

O presente estudo objetiva descrever a prática do serviço social inserido na saúde pública de Franca/SP, especificamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Santa Terezinha, enfatizando a trajetória percorrida pelo serviço social na instituição e enfocando o caráter histórico do serviço social na área da saúde pública e as possíveis influências políticas e econômicas, como a conquista do espaço profissional através da participação em programas e projetos, a valorização do caráter preventivo/ educativo em nível primário de saúde (UBS), inserido como estratégia de atuação o trabalho grupai.Trata-se de um estudo (preliminar) que utiliza o método sócio-histórico, priorizando a descrição da trajetória do Serviço Social neste "locus" de trabalho composto por levantamento bibliográfico/ documental, bem como a observação cotidiana e depoimentos orais. O Serviço Social, em sua prática vinculada à saúde pública de Franca/SP, pode ser considerado recente, uma vez que iniciou em 1989. É uma prática que exige do profissional muito dinamismo, ao mesmo tempo em que requer o uso constante de estratégias que viabilizem uma atuação eficaz, com vistas à valorização da população usuária e seu fortalecimento enquanto sujeito político.


Biografia do Autor

  • Regina Maura REZENDE, UNESP

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Faculdade de Direito, História e Serviço Social pela UNESP, Franca, SP - Brasil.

  • Noemia Pereira NEVES, PUC/UNESP
    Doutorada pela PUC, SP - Brasil. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP, SP - Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Nacionais