QUALIDADE NO ENSINO: UM ESTUDO ENVOLVENDO A GESTÃO DA QUALIDADE E A QUALIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Marisa Lívia Brançam de FREITAS

Resumo


As instituições de ensino superior se vêem cada vez mais envolvidas no processo de qualidade no ensino, subsídios de respostas à sociedade, demonstrando-lhe seus propósitos e finalidade e que, portanto, lhes garantem sobrevivência. Nesse contexto, este estudo buscou analisar dois dos fatores que se articulam no processo: a questão da gestão da qualidade total e a qualidade no processo ensino-aprendizagem. Faz-se necessário salientar que a área educacional alimenta-se das contribuições de pesquisas da área empresarial. Para os autores pesquisados neste trabalho, a qualidade, tanto no ensino como nas organizações empresariais decorrem da busca e implantação de novos processos, cujos resultados satisfazem melhor os objetivos delineados, exigindo o envolvimento de todos os aspectos operacionais da instituição e, também, a integração das ações das pessoas.


Palavras-chave


Qualidade no Ensino, Gestão da Qualidade Total, Processo ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.