O PEDAGOGO E SUAS COMPETÊNCIAS: RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DOCENTE E AS NOVAS EXIGÊNCIAS NO PERFIL DO PROFESSOR

Terezinha Corrêa LINDINO, Sônia Maria Pelegrini PELEGRINI, Sônia Maria Rodrigues da SILVA, Maria José de Souza GARCETE, Adriana Barbosa SILVA, Luciana Ferraz SILVA, Quésia SIEPLIN

Resumo


O quadro das transformações sociais sugere o desenho de um circuito integrado envolvendo os avanços tecnológicos, o novo modelo de produção e desenvolvimento, a qualificação profissional e a educação. Com esse quadro, surge a exigência de novos perfis para os professores, bem como novos tipos de relação de trabalho, no que diz respeito a novos formatos de ambiente de trabalho. Frente a essa contextualização, o professor é um dos agentes mais observados e, por que não dizer, o mais criticado, quando se faz a relação competência e prática docente. Neste sentido, a presente pesquisa tem como principal objetivo identificar e analisar a relação entre a prática docente e as competências e habilidades do professor, mediante as mudanças ocorridas atualmente (o saber quando e como utilizar tais competências). As justificativas formulam-se a partir do contexto dessas mudanças educacionais ocorridas atualmente e das exigências ao professor de um perfil que garanta a diversidade em sua didática e em suas relações sociais. Sendo assim, procurou-se levantar questionamentos que confrontem os perfis exigidos e os exercidos, investindo-se na hipótese de que há uma mediação nessa cobrança, através do conhecimento e reconhecimento da metodologia sócio-construtivista não como uma forma de trabalho, mas como uma concepção de vida do professor.


Palavras-chave


competências, práticas docentes e novas exigências, perfil do professor

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