O PEDAGOGO E SUAS COMPETÊNCIAS: RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DOCENTE E AS NOVAS EXIGÊNCIAS NO PERFIL DO PROFESSOR

Autores

  • Terezinha Corrêa LINDINO UNOESTE.
  • Sônia Maria Pelegrini PELEGRINI UNOESTE.
  • Sônia Maria Rodrigues da SILVA UNOESTE.
  • Maria José de Souza GARCETE UNOESTE.
  • Adriana Barbosa SILVA UNOESTE.
  • Luciana Ferraz SILVA UNOESTE.
  • Quésia SIEPLIN UNOESTE.

Palavras-chave:

competências, práticas docentes e novas exigências, perfil do professor

Resumo

O quadro das transformações sociais sugere o desenho de um circuito integrado envolvendo os avanços tecnológicos, o novo modelo de produção e desenvolvimento, a qualificação profissional e a educação. Com esse quadro, surge a exigência de novos perfis para os professores, bem como novos tipos de relação de trabalho, no que diz respeito a novos formatos de ambiente de trabalho. Frente a essa contextualização, o professor é um dos agentes mais observados e, por que não dizer, o mais criticado, quando se faz a relação competência e prática docente. Neste sentido, a presente pesquisa tem como principal objetivo identificar e analisar a relação entre a prática docente e as competências e habilidades do professor, mediante as mudanças ocorridas atualmente (o saber quando e como utilizar tais competências). As justificativas formulam-se a partir do contexto dessas mudanças educacionais ocorridas atualmente e das exigências ao professor de um perfil que garanta a diversidade em sua didática e em suas relações sociais. Sendo assim, procurou-se levantar questionamentos que confrontem os perfis exigidos e os exercidos, investindo-se na hipótese de que há uma mediação nessa cobrança, através do conhecimento e reconhecimento da metodologia sócio-construtivista não como uma forma de trabalho, mas como uma concepção de vida do professor.

Biografia do Autor

  • Terezinha Corrêa LINDINO, UNOESTE.

    Coordenadora do projeto, Professora da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente/UNOESTE; Doutoranda em Educação pela Unesp-Marília. Professora da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente/UNOESTE.

  • Sônia Maria Pelegrini PELEGRINI, UNOESTE.
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente/UNOESTE.
  • Sônia Maria Rodrigues da SILVA, UNOESTE.
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente/UNOESTE.
  • Maria José de Souza GARCETE, UNOESTE.
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente/UNOESTE.
  • Adriana Barbosa SILVA, UNOESTE.
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente/UNOESTE.
  • Luciana Ferraz SILVA, UNOESTE.
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente/UNOESTE.
  • Quésia SIEPLIN, UNOESTE.
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente/UNOESTE.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Nacionais